Folha estreia série Guia de Beleza Negra – 25/07/2025 – Equilíbrio

No Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta sexta-feira (25), a Folha estreia o Guia de Beleza Negra, série com reportagens e newsletter sobre cuidados com a pele e os cabelos crespos e cacheados. O material analisa como a mulher negra passou a receber mais atenção da indústria de beleza nos últimos anos.

A partir de agosto, os inscritos na newsletter recebem, por email, um guia em quatro edições semanais, com dicas sobre cabelos, maquiagem e cuidados com a pele.

Beleza e estética marcam de modo específico a experiência negra ao longo de séculos. Rituais de cuidado com os cabelos atravessam gerações e se materializam na trança, nos banhos de creme aos finais de semana e nas receitas à base de produtos naturais.

Os cuidados com a aparência também foram usados como estratégia de superação do racismo. No livro “História Social da Beleza Negra”, a pesquisadora Giovana Xavier relata que mulheres negras usavam clareadores de pele para conseguir emprego no período pós-escravidão nos Estados Unidos.

As reportagens da série mostram mudanças na indústria de cosméticos no Brasil e no mundo e trazem discussões sobre diversidade na beleza. A expansão da cartela de cores de base, corretivo e pó e a criação de produtos específicos para cabelos crespos e cacheados são exemplos dessas mudanças.

Influenciadoras e especialistas encontram espaço nas redes sociais para dividir conhecimento, compartilhar dicas e alertar para as necessidades específicas de pessoas negras.

De acordo com representantes do setor, os hábitos de consumo desse público e os relatos nas redes ajudam a direcionar o mercado.

“Essa mudança é uma resposta direta a uma demanda que surgiu quando as pessoas descobriam que podiam fazer muito mais com seus cabelos, seu estilo e como se apresentam em suas próprias vidas”, afirma Wagner Azambuja, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Unilever.

“Com características populacionais como a pele rica em melanina, os cabelos ondulados, crespos e cacheados, o Brasil antecipa tendências mundiais”, diz Eduardo Brito Paiva, diretor de diversidade, equidade e inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil. Para ele, essa guinada em direção à diversidade na empresa não se trata apenas de um imperativo ético, mas de negócios e performance.

Newsletters da Folha

Você pode receber o melhor do jornalismo da Folha no seu email. São mais de 25 newsletters que o ajudam a ficar bem informado. Conheça todas as opções aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese