1.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Democratas vencem governos de Virginia e Nova Jersey – 04/11/2025 – Mundo

As democratas Abigail Spanberger e Mikie Sherrill venceram as eleições para os governos dos estados de Virgínia e Nova Jersey, respectivamente, nesta terça-feira (4). Junto da vitória de Zohran Mamdani para a Prefeitura de Nova York, essas disputas servem como um indicador inicial de como os americanos respondem aos nove primeiros meses do segundo mandato de Donald Trump na Presidência.

Spanberger, 46, ex-congressista e ex-agente da CIA, será a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora da Virgínia, após derrotar facilmente a vice-governadora republicana Winsome Earle-Sears. E em Nova Jersey, a democrata Mikie Sherrill venceu a disputa para governadora contra seu rival republicano, Jack Ciattarelli.

Do outro lado do rio, na corrida para prefeito da cidade de Nova York, o candidato democrata Zohran Mamdani, um socialista de 34 anos, derrotou Andrew Cuomo, 67, ex-governador que concorreu como independente após perder para Mamdani nas primárias do partido. A campanha expôs as divisões geracionais e ideológicas do Partido Democrata, que busca reabilitar sua imagem prejudicada.

A governadora eleita na Virginia sucederá o republicano Glenn Youngkin, que não pode concorrer a mandatos consecutivos de acordo com a lei estadual. Sua campanha combinou uma ênfase na redução do alto custo de vida com muitas críticas a Trump, cujo ataque à burocracia federal teve um impacto desproporcional na Virgínia, adjacente a Washington e lar de muitos funcionários públicos.

Em entrevistas nas seções eleitorais da Virgínia nesta terça, alguns eleitores disseram que as políticas mais controversas de Trump, incluindo seus esforços para deportar imigrantes e a imposição de tarifas sobre importações estrangeiras, pesaram na decisão.

Juan Benitez, que se autodenomina independente, votou pela primeira vez. O gerente de restaurante de 25 anos apoiou todos os candidatos democratas da Virgínia por causa de sua oposição às políticas de imigração de Trump e à paralisação do governo federal, pela qual ele culpou o presidente.

A participação eleitoral pareceu alta em todos os estados. O total de votos antecipados na Virgínia e em Nova Jersey superou as eleições anteriores, de 2021.

A disputa foi mais acirrada que das últimas vezes na Virginia, com gastos recordes depois que os dois partidos nacionais investiram milhões de dólares em publicidade.

Para os democratas, os resultados desta terça oferecem uma chance de avaliar diferentes estratégias. Spanberger e Sherrill, ambas democratas moderadas com experiência em segurança nacional, colocaram a narrativa anti-Trump em primeiro plano, buscando aproveitar a raiva contra as agendas do presidente.

Em Nova York, Mamdani propôs políticas de esquerda mais ambiciosas, incluindo o congelamento dos aluguéis de quase um milhão de apartamentos e a gratuidade dos ônibus da cidade.

Para os republicanos, as eleições desta terça testaram se os eleitores que impulsionaram a vitória de Trump em 2024 ainda apareceriam sem o presidente na cédula. Mas os correligionários Ciattarelli e Earle-Sears, ambos concorrendo em estados de tendência democrata, enfrentaram um dilema: criticar Trump arriscava perder seus apoiadores, mas abraçá-lo muito de perto poderia alienar os eleitores moderados e independentes que desaprovam suas políticas.

Trump continua impopular: 57% dos americanos desaprovam seu desempenho no cargo, segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos. Mas os democratas não estão ganhando apoio como resultado disso, com os entrevistados divididos igualmente entre apoiar os democratas ou os republicanos em 2026.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles