Uma pesquisa sobre consumo de conteúdo audiovisual feita pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, a UCLA, apontou que jovens entre 10 e 24 anos estão mais interessados em assistir histórias sobre amizade do que sobre romance.
Cerca de 60% dos jovens ouvidos afirmam que querem ver mais conteúdos em que os relacionamentos centrais sejam amizades. E 54,9% querem ver personagens de gêneros diferentes mantendo a amizade sem torná-la romântica.
Em 2025, houve um aumento de 35,3% no interesse por narrativas realistas em comparação a 2024.
O estudo Teens and Screens perguntou a 1.500 jovens americanos sobre suas percepções de vários tipos de mídia popular, incluindo programas de TV, filmes, videogames e mídias sociais.
A crença de que adolescentes não ligam para TV e filmes foi desbancada. Quando questionados se assistem mídia tradicional mais do que as gerações mais velhas imaginam, 57% dos jovens entrevistados disseram concordar com essa afirmação. E 53% afirmam discutir séries e longas com amigos mais do que conteúdos de redes sociais.Pela segunda vez consecutiva, ir ao cinema foi apontado como a atividade preferida do fim de semana.
O estudo revelou também que os jovens americanos têm praticamente o mesmo interesse em animações e em conteúdos live-action. Quase a mesma proporção de adolescentes disse preferir conteúdos animados (48,5%) em comparação aos que preferem live-action (51,5%).