Mauricio de Sousa fez uma aparição durante a pré-estreia de sua cinebiografia na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, nesta terça (22). Ao lado de filho, Mauro, o cartunista estava de cadeiras de rodas.
Prestes a completar 90 anos, o criador da “Turma da Mônica” ganha agora a cinebiografia “Mauricio de Sousa: O Filme”, que chega quatro dias antes de ele assoprar as velinhas. O longa estreia na próxima quinta (23).
Mauricio está recluso e parou de dar entrevistas. Ele cancelou de última hora, na semana passada, uma rara aparição pública — iria à cerimônia de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para receber uma homenagem.
Escrita e dirigida por Pedro Vasconcelos com apoio de Rafael Salgado, a obra vai da infância de Mauricio em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, à juventude na cidade grande, onde o cartunista teve de ralar para transformar desenho em trabalho. Eram os anos 1950, quando os quadrinhos no país ainda eram, em grande parte, traduzidos do inglês.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?