Deputados do centrão afirmam que o adiamento da sessão do Congresso para analisar vetos à lei que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental retiraria do governo mais uma argumento contra a atuação dos parlamentares, que poderia ser amplificado pela proximidade da COP30.
A quarta-feira (15) foi marcada por pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre líderes partidários para tentar derrubar vetos de Lula ao texto, enquanto governistas buscaram adiar a sessão usando a conferência do clima como justificativa. Até 20h desta quarta, a sessão ainda aparecia como convocada na página do Congresso.
Para parlamentares do centrão, o adiamento neste momento seria estratégico, ainda mais depois de o governo ter resgatado o discurso contra o Congresso após a derrota da medida provisória do aumento de impostos, na semana passada.
Derrubar os vetos ao licenciamento a um mês da COP30 alimentaria a campanha governista contra o Congresso, chamado de “inimigo do povo” sempre que o Planalto sofre um revés.
Por outro lado, o adiamento também é visto por governistas como uma nova chance para manter os vetos de Lula, tanto pelo tempo adicional quanto pelo “efeito pedagógico” que as recentes exonerações de aliados pode ter sobre parlamentares do centrão.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?