O escritor amazonense Milton Hatoum se candidatou pela primeira vez a uma vaga na ABL nesta última semana, quando foram abertas as inscrições para a cadeira que pertenceu ao jornalista Cícero Sandroni.
Hatoum é autor de clássicos recentes da literatura brasileira, com destaque para sua trilogia informal ambientada em Manaus — “Relato de um Certo Oriente”, de 1989, “Dois Irmãos”, de 2000, e “Cinzas do Norte”, de 2005. Os três foram destacados com o prêmio Jabuti.
O tradutor e professor de 72 anos também escreveu os romances “Órfãos do Eldorado” e “A Noite da Espera” e o livro de contos “A Cidade Ilhada”.
Ele larga como favorito à cadeira de Sandroni, que morreu no último dia 17. Também estão inscritos à vaga os escritores Eduardo Baccarin-Costa e José Marques de Abreu. A eleição está marcada para o dia 14 de agosto.
Antes, uma votação no dia 10 de julho deve consagrar a mineira Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito de Cor”, como a primeira mulher negra a entrar na ABL. Ela conta com amplo apoio dentro da casa para ocupar a cadeira deixada pela morte do linguista Evanildo Bechara.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS