A direção do PT fará reuniões com as principais big techs nesta semana para discutir temas delicados como regulação de redes sociais, suspensão de contas e combate a fake news e discurso de ódio.
As conversas serão realizadas após seminários abertos para filiados do partido, cujo foco será de orientações práticas sobre uso de ferramentas online.
As oficinas ocorrerão em quatro dias consecutivos a partir desta terça-feira (14). Participarão sucessivamente TikTok, Google/YouTube, Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp) e Kwai, uma por dia.
Cerca de 3.000 pessoas se inscreveram para os cursos abertos, que ocorrem em formato online e presencial.
“A ideia é oferecer uma qualificação sobre criação de conteúdos, estratégias para potencializar alcance e visualizações e o uso de cada ferramenta para cada rede, que tem públicos e formatos diferentes de se comunicar. Nossa ideia é engajar a militância do PT como ativos de produção de conteúdo e de disputa política no ambiente digital”, diz o secretário nacional de Comunicação do PT, Eden Valadares.
Já as reuniões fechadas que ocorrerão após as oficinas terão participarão da direção nacional do partido, parlamentares e coordenadores de campanhas, além dos representantes das empresas.
A ideia é ter uma discussão franca com cada plataforma, mas dentro do objetivo de abrir diálogo e criar uma relação institucional entre as duas partes. O PT é crítico da liberdade absoluta de atuação das big techs e por isso houve resistências no passado a uma aproximação com elas.
Prevaleceu, no entanto, o entendimento de que não é possível ignorar essas ferramentas, sob o risco de o partido ficar para trás com relação a concorrentes que já fizeram esse movimento de aproximação antes, como o PL.
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