Conhecida por papéis em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e “O Poderoso Chefão”, a atriz Diane Keaton, morta neste sábado (11), também se tornou conhecida por seu trabalho para a preservação da história de Los Angeles.
A artista americana, nascida na Califórnia, integrou o conselho da LA Conservancy, organização dedicada à preservação do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, por quase duas décadas. Keaton participou de campanhas voltadas à preservação de casas e edifícios históricos.
Seu envolvimento começou a partir do interesse pessoal por residências antigas —entre elas, uma projetada pelo arquiteto Lloyd Wright, onde chegou a morar. A aproximação com a Conservancy aconteceu quando a atriz se encantou por uma casa espanhola pertencente a um dos membros da organização. Pouco depois, passou a colaborar ativamente com o grupo, apresentando palestras em eventos beneficentes e, mais tarde, tornando-se parte do conselho.
Em fevereiro de 2006, Keaton prestou suas últimas homenagens ao histórico Hotel Ambassador, em Los Angeles, no bar HMS Bounty, em Koreatown. Apesar dos esforços da LA Conservancy, o Ambassador havia sido demolido. A atriz foi uma das oradoras ao denunciar o destino da instituição. Cerca de cem pessoas estiveram na despedida do hotel.
No discurso, a americana afirmou estar decepcionada com a situação. “Eu gostaria de me juntar a todos da Conservancy e expressar meu profundo pesar por nosso esforço para salvar o Ambassador Hotel ter sido perdido para um público confuso que não podia fazer nada além de dar de ombros em apatia”, disse ela.
“Foi como perder um amor. Foi isso que senti. Quando desviei o olhar, juro a vocês, achei que ouvi um eco. Talvez fosse o próprio Ambassador me chamando, como se dissesse: ‘adeus, Diane, mantenha-me em seu coração, e da próxima vez, tente mais’. Eu vou lutar o máximo que puder —por todos os outros ‘Ambassadors’ que ainda esperam, em silêncio e em medo, pelo golpe do machado”.
Projetado por Myron Hunt e inaugurado em 1921, o Ambassador Hotel se tornou um símbolo do glamour de Los Angeles e recebeu celebridades e presidentes norte-americanos. A boate Cocoanut Grove, criada com a colaboração do arquiteto Paul Williams, consolidou sua fama.
O estabelecimento entrou em declínio após o assassinato de Robert F. Kennedy no local, em junho de 1968, e foi fechado em 1989. Depois disso, tornou-se cenário para filmagens de cinema e TV. O prédio foi comprado pelo distrito escolar em 2001 e demolido quatro anos depois, apesar dos esforços da LA Conservancy para preservá-lo. Hoje, o terreno abriga as Escolas Comunitárias Robert F. Kennedy.
Poucos anos após a despedida do Ambassador Hotel, em 2008, Keaton escreveu sobre a situação e as lições que aprendeu em editorial do Los Angeles Times. “Tratamos prédios antigos como tratávamos sacolas plásticas de compras: não as reutilizamos e, quando terminamos de usá-las, as jogamos fora. Isso precisa acabar. A preservação deve estar ao lado da conservação como uma força equivalente no jogo da sustentabilidade. Mais prédios antigos e históricos precisam ser protegidos da demolição, não apenas porque isso afeta nossos bolsos, mas principalmente porque ameaça o meio ambiente. Sejamos realistas, nossa carona às custas do planeta acabou”, destacou.
“Nunca entenderei por que a arquitetura é considerada prima em segundo grau da pintura e do cinema. Nunca fomos casados com nosso romance com a arquitetura. Um edifício, ao contrário de uma tela ou de um DVD, é uma obra de arte enorme com muitos usos diversos”, disse ela.
Entre outros projetos, Keaton também comemorou a preservação e restauração da Ennis House, residência dos anos 1920 projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright. A casa sofreu danos na estrutura com o terremoto de Northridge em 1994, de magnitude 6,7, e com chuvas intensas em 2005.
Segundo a organização Frank Lloyd Wright Building Conservancy, a atriz “apelou à comunidade de Hollywood, que tanto se beneficiou com o uso da Ennis House em filmes, para que ajudasse a salvá-la neste momento de necessidade”. A casa foi comprada e totalmente restaurada em 2011.
Keaton também se envolveu com o Fundo Nacional para a Preservação Histórica.