O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (8) que Israel e o grupo terrorista Hamas aprovaram a primeira fase do acordo de paz proposto pelos Estados Unidos para a guerra na Faixa de Gaza. Líderes internacionais reagiram à confirmação do pacto, após semanas de intensa pressão diplomática.
Segundo o americano, o pacto prevê a libertação de todos os reféns israelenses pela facção e a retirada das tropas de Tel Aviv para um limite previamente acordado. O documento deve ser assinado no Egito, nesta quinta (9), segundo uma pessoa próxima à negociação ouvida pela agência de notícias AFP.
Este é um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral para o Estado de Israel. Através de uma determinação firme, uma ação militar poderosa e dos grandes esforços do nosso grande amigo e aliado, o presidente Trump, alcançamos este crítico momento decisivo.
[Pedido a Trump para que] não permita que Israel possa evitar ou procrastinar a implementação do que foi acordado.
Exorto todos os envolvidos a cumprirem integralmente os termos do acordo. Todos os reféns devem ser libertados de forma digna. (…) A entrada imediata e desimpedida de suprimentos humanitários e materiais comerciais essenciais em Gaza deve ser garantida.
Este é um GRANDE dia para o mundo árabe e muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os EUA. (…) ABENÇOADOS SEJAM OS PACIFICADORES!
Agradeço ao primeiro-ministro Netanyahu e ao presidente Trump pela liderança que levou a esse acordo.
Esta foi a primeira ocasião em que o Hamas foi submetido a uma pressão mais intensa para libertar os reféns do que Israel para suspender as operações militares. (…) Fica, porém, uma reflexão: por que foi preciso tanto tempo e sofrimento para que se reconhecesse que a pressão deve ser equilibrada, firme e orientada à proteção de vidas, contra terroristas, a favor da democracia, e não a cálculos políticos?
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?