18.9 C
Nova Iorque
quarta-feira, outubro 8, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

EUA: papa pede a bispos que abordem repressão migratória – 08/10/2025 – Mundo

O papa Leão 14 disse nesta quarta-feira (8) a bispos dos Estados Unidos que eles deveriam se posicionar de modo firme sobre como os imigrantes estão sendo tratados pelas políticas rígidas do presidente Donald Trump, afirmaram participantes do encontro com o pontífice no Vaticano.

Primeiro americano a chefiar a Igreja, Leão 14 recebeu durante a reunião dezenas de cartas de imigrantes descrevendo seus temores de deportação sob Trump. A audiência reuniu bispos e assistentes sociais da fronteira entre EUA e México.

“Nosso Santo Padre está muito preocupado com essas questões”, disse à Reuters o bispo da fronteiriça El Paso (Texas), Mark Seitz, que participou do encontro. “Ele expressou o desejo de que a Conferência dos Bispos dos EUA se pronuncie fortemente sobre esse assunto.”

“Significa muito para todos nós saber do desejo pessoal dele de que continuemos a nos manifestar”, declarou Seitz. O Vaticano não se manifestou a respeito da audiência.

Uma das cartas entregues ao papa nesta quarta-feira, compartilhada com a Reuters, descrevia uma família com dois membros sem permissão legal para permanecer nos EUA e que tinham medo de sair de casa por receio de deportação.

“Acredito que o papa deveria se manifestar abertamente contra as operações e o tratamento injusto que a comunidade está sofrendo”, dizia a carta, escrita em espanhol, língua na qual Leão 14 é fluente por sua longa estada no Peru antes de ser eleito no conclave.

Leão 14 também se encontrou, na noite de terça-feira (7), em caráter privado, com um grupo de cerca de cem católicos americanos envolvidos no trabalho pastoral com migrantes, agradecendo-lhes pelo trabalho.

Escolhido em maio para substituir o papa Francisco, Leão 14 tem demonstrado um estilo muito mais reservado do que o de seu predecessor, que criticava o governo Trump com frequência. O atual pontífice, porém, tem aumentado suas críticas nas últimas semanas.

Em 30 de setembro, ele criticou o que chamou de “tratamento desumano” dado a migrantes nos Estados Unidos e apontou a contradição entre se declarar pró-vida e apoiar tais medidas. A fala foi considerada sua contestação mais dura até o momento em relação às políticas migratórias de Trump e provocou forte reação de alguns católicos conservadores.

Em resposta, a Casa Branca disse que Trump foi eleito com a plataforma de deportar imigrantes ilegais criminosos. “Ele está cumprindo sua promessa com o povo americano”, afirmou a porta-voz Abigail Jackson, em comunicado na ocasião.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles