O canal no YouTube do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, desapareceu da plataforma, segundo constatou a agência de notícias AFP em uma busca neste sábado (20). Até o momento, as autoridades do regime não se manifestaram.
“Esta página não está disponível. Pedimos desculpas pelo inconveniente”, é a mensagem que aparece ao se buscar a conta do ditador venezuelano, que tinha 233 mil inscritos.
Segundo o canal oficial Telesur, a conta do YouTube saiu do na sexta-feira (19) à tarde. “Sem qualquer tipo de justificativa, o canal no YouTube foi fechado, em momentos em que há operações de guerra híbrida dos EUA contra a Venezuela“, disse em sua página na internet.
“Apesar de o caráter político do fechamento da conta não ter sido confirmado, também não pode ser descartado”, acrescentou o meio de comunicação em outra mensagem.
Durante a semana, os Estados Unidos posicionaram oito navios no mar do Caribe, afirmando ser para combate ao narcotráfico. Após denunciar que há uma “ameaça militar” contra a Venezuela, Maduro ordenou o envio de tropas militares às fronteiras, além de promover três dias de exercícios militares esta semana na ilha La Orchila, no norte do país. Ele também incentivou o treinamento de civis.
No ano passado, Maduro denunciou que a rede social TikTok bloqueou suas transmissões ao vivo durante a crise gerada pelos protestos contra sua reeleição. No mesmo ano, ele ordenou a suspensão do X na Venezuela.
Antes, em 2021, a conta de Facebook do ditador venezuelano foi bloqueada por um mês após ele promover um medicamento contra a Covid-19.