A vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo) protocolou ofício à gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) solicitando que a Unicamp preste esclarecimentos por ter rescindido o seu contrato com o Instituto Tecnológico Technion, de Israel.
A universidade tomou esta decisão após mobilização da comunidade acadêmica, que acusa o instituto de apoiar a “política bélica e genocida do país contra os palestinos”.
No documento enviado às secretarias estaduais de Educação e da Fazenda na quinta-feira (2), Cris diz que a decisão da Unicamp é de cunho político-ideológico.
A vereadora também reitera que a universidade é financiada com dinheiro público e, por isso, deve explicar à sociedade se a rescisão pode impactar a qualidade do ensino, pesquisa e a cooperação internacional.
“Estamos falando de um acordo que poderia trazer avanços concretos em áreas como tecnologia, engenharia, saúde e inovação”, diz Cris.
“Interromper essa parceria não é uma perda para a universidade e todo o estado de São Paulo, que se beneficia da produção científica e dos frutos de colaborações internacionais.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?