A tesoureira do PT, Gleide Andrade, disse a uma plateia de militantes em Minas Gerais que os 12 deputados do partido que votaram a favor da PEC da Blindagem, na última terça-feira (16), “seguiram uma orientação” partidária. Ela também cobrou solidariedade a eles, por estarem sofrendo.
Uma das principais dirigentes do partido, Gleide afirma que havia um acordo segundo o qual o voto pela blindagem evitaria o avanço da anistia para condenados por golpismo. No dia seguinte, no entanto, a Câmara aprovou a urgência da anistia.
“A primeira coisa que nós temos que ser é justos com a história e justos com as pessoas. Os 12 votaram porque seguiram uma orientação. E no meio do caminho, alguns votaram e quando viram a repercussão nas redes, voltaram atrás”, afirmou a dirigente partidária.
O voto favorável dos 12 pela blindagem, que impede investigações e processos judiciais a parlamentares sem aval do Congresso, gerou uma crise no PT.
Entre os deputados que apoiaram o projeto estão membros da cúpula partidária, como Jilmar Tatto, um dos vice-presidentes nacionais, Odair Cunha, ex-líder da bancada na Câmara, e Kiko Celeguim, presidente do diretório paulista.
Segundo Gleide, “esses 12 estão sendo crucificados, está todo mundo em cima deles, porque a impressão que fica é que eles votaram em causa própria, e não é”, afirmou.
Ela disse que o próprio presidente do PT, Edinho Silva, confirmou o acordo de aprovar a blindagem para rejeitar a anistia. “O presidente do PT, companheiro Edinho, disse isso na GloboNews. Tinha, sim, um acordo. E por causa do rompimento desse acordo a Câmara votou uma anistia ampla e irrestrita”, afirmou.
Ela afirmou ainda que a anistia é o grande tema de debate no momento, pelo risco de “dar a chave da cadeia para Bolsonaro e todos aqueles que executaram, pensaram e tramaram o golpe”.
“Onde passa um boi, passa uma boiada. Não vem com esse papo de anistia light, de redução de penas. Eles querem livrar todos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, disse.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.