Um ataque da Rússia com drone matou cerca de 13 mil porcos ao provocar um incêndio em uma fazenda no nordeste da Ucrânia, informaram os serviços de resgate nesta sexta-feira (3). O bombardeio ocorreu em Novovodolazka, na região de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia. Um funcionário ficou ferido.
Fotos divulgadas pela equipe de resgate mostraram cadáveres de porcos amontoados, parcialmente carbonizados pelas chamas, sob o teto destruído do galpão.
Os animais estavam distribuídos em oito prédios que ocupavam pouco mais de 13.000 m², e todos os galpões foram destruídos pelo fogo.
Ataques russos anteriores também afetaram estábulos e zoológicos no território ucraniano, invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.
Também nesta sexta (3), as forças de Vladimir Putin realizaram o maior ataque contra a infraestrutura de produção de gás da Ucrânia desde o início da guerra.
Foram lançados nas regiões de Poltava (centro) e Kharkiv (norte) 381 drones e 35 mísseis contra centros de distribuição de gás e a principal unidade produtora do país.
Distantes da capital, Kiev, as regiões são menos protegidas por defesas aéreas. Com efeito, a Aeronáutica disse ter abatido 303 drones e 17 mísseis, uma taxa inferior à usual quando o alvo é o centro do poder. Houve ataques em 6 das 24 regiões ucranianas, com um blecaute atingindo Tchernihiv (norte).