19 C
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 2, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

‘Shutdown’ interrompe posts da Embaixada dos EUA nas redes – 02/10/2025 – #Hashtag

O “shutdown” (paralisação econômica) que desde quarta-feira (1º) impacta o governo dos Estados Unidos alcançou também as contas em português da embaixada americana nas redes sociais.

“Devido à paralisação orçamentária, esta conta do Instagram não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”, informou o perfil numa publicação feita ainda nesta quarta, replicada no X e no Facebook.

A postagem afirma ainda que os serviços relacionados à emissão passaporte e visto seguem disponíveis, mas deixa vago até quando —”enquanto a situação permitir”, informa o texto.

O anúncio foi o suficiente para que o impasse econômico externo se tornasse motivo de piada entre internautas, especialmente em meio ao tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil e às tentativas de interferência do governo americano no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pelos crimes relacionados à trama golpista.

A paralisação econômica, primeiro shutdown nos EUA desde 2018 e o segundo em meio a um governo Trump, é consequência de um impasse entre democratas e republicanos sobre o orçamento federal americano no Congresso.

Como qualquer projeto de lei de gastos precisa de 60 dos 100 votos para ser aprovado no Senado, democratas, ainda que em posição minoritária, estão usando uma vantagem de sete assentos para pressionar a aprovação de subsídios para a compra de seguros de saúde pela população.

Sem acordo, o apagão orçamentário já atinge uma série de serviços não-essenciais, causando o fechamento de parques, museus e bibliotecas, e impacta milhares de funcionários federais, que foram colocados sob licença ou seguem trabalhando sem receber.

Desde o início do governo Trump, os perfis da embaixada voltados ao público brasileiro têm intensificado uma campanha contra a imigração ilegal, ecoando as recentes políticas de Donald Trump sobre o tema, e incentivando a autodeportação para brasileiros que estejam nos EUA em situação irregular.

Em agosto, a conta chegou a compartilhar mensagens críticas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), alvo de sanções com base na Lei Magnitsky. O perfil da embaixada no Instagram retomou o assunto em setembro, em vista da inclusão da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, e de uma empresa que pertence à família de Moraes na lista de sancionados.

Por essa razão, alguns internautas veem a paralisação nas redes como um sintoma de carma.

Em agosto, o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para explicar as ameaças do governo contra Moraes e aliados do ministro, e manifestou indignação com as recentes postagens dos perfis nas redes.

Contatada, a embaixada não respondeu às perguntas do blog #Hashtag até a publicação do texto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles