Possível candidato à Presidência da República, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), celebra resultados do programa de escolas cívico-militares, que deverá ser explorado com uma de suas bandeiras.
Dos 2.000 alunos da rede pública paranaense selecionados para fazer intercâmbio pelo programa Ganhando o Mundo em 2026, na Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, 417, ou 20,6%, estão matriculados em unidades cívico-militares.
O Paraná adotou este modelo em 2020 e, apesar da descontinuidade do programa em âmbito federal pelo governo Lula, mantém hoje 312 escolas e 190 mil alunos matriculados.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a fila de espera por uma vaga nessas unidades reúne quase 10 mil alunos. A pasta diz que 64% das 312 unidades conseguiram elevar a nota do ensino médio entre 2021 e 2023.
O projeto Ganhando o Mundo oferece ajuda para alunos que desejam fazer intercâmbio, custeando passagens aéreas, hospedagem em casas de família, seguro-saúde e uma bolsa-auxílio mensal.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?