O governo inaugura nesta quinta-feira (2) o Museu das Amazônias, em Belém (PA), uma das ações preparatórias para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro na capital paraense.
O museu teve investimento de R$ 20 milhões do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. O espaço também tem como responsáveis a Secretaria de Cultura do Pará e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O espaço será inaugurado com duas exposições, entre elas a mostra internacional “Amazônia”, de Sebastião Salgado, que reúne 200 fotos em preto e branco, resultado de sete anos de expedições pela região.
“Este é um projeto que congrega ciência, cultura, pesquisa, extensão, educação e sustentabilidade. Quando você coloca a ciência e a cultura juntas, abrem-se horizontes muito diversos”, afirma a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.
“O Museu das Amazônias nasce como um espaço de valorização do conhecimento, da memória e da biodiversidade, uma plataforma permanente com o objetivo de retratar um dos biomas mais importantes do mundo, as comunidades da floresta e toda a sua biodiversidade, contribuindo para o diálogo sobre desenvolvimento sustentável e conservação ambiental”, complementa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.