O deputado estadual paulista Guto Zacarias (União Brasil) protocolou notícia de fato no Ministério Público Federal contra o Partido da Causa Operária (PCO), após a legenda de esquerda radical convocar ato público para 7 de outubro de 2025 em “comemoração à resistência na Palestina“.
A data marca o segundo aniversário dos ataques do grupo terrorista palestino Hamas que deixaram cerca de 1.200 mortos em Israel.
“Trata-se de clara apologia ao terrorismo, incompatível com a Constituição Federal e com o regime democrático”, diz Zacarias, ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre).
Na representação, o parlamentar afirma que o PCO publicou em suas redes sociais mensagens exaltando o massacre como um dos “mais gloriosos dias da humanidade” e homenageando os chamados “mártires” da operação.
Ele pede que o MPF adote medidas para impedir a realização do ato, além de barrar a divulgação da manifestação, congelar recursos financeiros utilizados no evento e avaliar a extinção do partido por afronta à ordem constitucional.
“O terrorismo não pode ser relativizado nem tratado como expressão política legítima. A Constituição é clara: o Brasil repudia o terrorismo em qualquer forma. Defender quem pratica tais crimes é atentar contra a democracia e contra os direitos humanos mais básicos”, declarou o deputado.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?