Marco importante deste ano na temporada artística que celebra os laços entre o Brasil e a França, “Le Brésil Illustré”, mostra dedicada à história e influência da visão do artista viajante Jean-Baptiste Debret sobre a era imperial brasileira, terá uma versão ampliada no Museu do Ipiranga, em São Paulo, em novembro.
Além dos artistas que mostraram seus trabalhos na Maison de l’Amérique Latine, em Paris, a exposição paulistana, também organizada por Gabriela Longman e Jacques Leenhardt, terá trabalhos de Bruno Weilemann Belo, Cássio Vasconcellos, Dalton Paula, Jaime Lauriano, Laercio Redondo, Lívia Melzi, Marcel Gautherot, Sandra Gamarra, Tiago Sant’Ana e Val Souza.
Lauriano fará uma instalação inédita no museu, que trata de questões como apropriação cultural e racismo. Já Gautherot, fotógrafo célebre por suas imagens da construção de Brasília, terá exposta uma série histórica de suas imagens de um desfile da escola de samba Salgueiro na década de 1950.
MADRI-SÃO PAULO A artista Ana Vitória Mussi, em atividade desde a década de 1960 e hoje representada pela galeria paulistana Lume, acaba de ter dois de seus trabalhos incorporados pelas coleções do Reina Sofía, em Madri, e o Masp, em São Paulo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.