O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe uma exposição sobre o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) em novembro na capital paulista. Intitulada “A Alma Humana, Você e o Universo de Jung”, a mostra é assinada por Luciana Branco, Flavio Vieira e Camila Whitaker.
Jung foi discípulo de Freud (1856-1939), mas rompeu com o mestre e fundou a chamada psicologia analítica. O suíço considerava a existência do inconsciente como um oceano de sabedoria ancestral e potencial criativo, dotado de sentido, propósito e significado.
A mostra tem consulta de Simone e Waldemar Magaldi, fundadores do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, e é dividida em três eixos: pedagógico, sensorial e provocativo. O primeiro explica as principais ideias de Jung. O segundo aposta em instalações artísticas que estimulam os sentidos dos visitantes. Já o terceiro eixo traz perguntas sobre introspecção e autoconhecimento.
Segundo os organizadores, o percurso da exposição passa por conceitos da psicologia analítica. Em sintomas, é possível escolher entre evitar ou dialogar com eles. No espaço dedicado ao inconsciente, são expostas diferenças dos pensamentos de Jung em relação a Freud. Entre os destaques também estão a instalação persona, com 1.260 máscaras de gesso, e a sonhografia, que revela cinco sonhos de Jung e seus significados simbólicos.
Na modalidade inteira, o ingresso sai por R$ 30 de quarta a domingo. O museu tem entrada gratuita às terças-feiras e às terceiras quartas-feiras do mês. A venda de bilhetes começa em 15 de outubro.