21.5 C
Nova Iorque
domingo, setembro 28, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Comitê Paralímpico retira suspensão da Rússia e de Belarus – 27/09/2025 – Esporte

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) concordou em retirar a suspensão parcial da Rússia e da Belarus, em vigor desde a invasão da Ucrânia, e reintegrar os comitês paralímpicos de ambos os países como membros plenos da organização, cuja assembleia-geral se reuniu neste sábado (27) em Seul.

Esta decisão abre caminho para a presença de paradesportistas russos e belarussos sob bandeira neutra nos Jogos Paralímpicos de Inverno, que serão realizados de 6 a 15 de março do ano que vem, na Itália. Apesar da decisão, são as federações internacionais dos esportes que participam do evento que devem dar a aprovação final —e até agora elas mantêm a suspensão.

O comitê paralímpico russo comemorou a decisão, que classificou como “justa” e como “exemplo de como os direitos dos atletas deveriam ser protegidos sem discriminação com base na nacionalidade ou considerações políticas”.

Já a Ucrânia reagiu com indignação. O ministro dos Esportes do país, Matviy Bidnyi, disse que aqueles que votaram a favor da decisão traíram “sua consciência e os valores olímpicos”.

Para ser elegível para os Jogos Paralímpicos, cada atleta deve ter uma licença ativa para a temporada 2025-2026 de sua federação internacional, neste caso da FIS (esqui), IBU (biatlo) e WPIH (hóquei no gelo) que por enquanto excluíram os atletas russos e belarussos do processo de classificação. A World Curling atribui uma cota por país e não por atleta, mas o período de classificação já foi encerrado.

A suspensão parcial dos países foi decidida no outono de 2023. Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi autorizada a participação de paratletas russos e belarussos sob bandeira neutra e respeitando condições estritas de neutralidade.

Anteriormente, o CPI excluiu os comitês paralímpicos russo e belarusso dos Jogos de Inverno de Pequim em 2022 em 3 de março daquele ano, na véspera da cerimônia de abertura, após o início alguns dias antes, em 24 de fevereiro, da invasão do exército russo na Ucrânia, com apoio da Belarus.

Esta decisão ocorre oito dias depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de autorizar, sob bandeira neutra e condições rigorosas, a presença de atletas de ambos os países nos Jogos de Inverno, o mesmo dispositivo utilizado para Paris há um ano.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles