19.4 C
Nova Iorque
domingo, setembro 28, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Flup terá Achille Mbembe, Michelle Alexander e Chamoiseau – 26/09/2025 – Walter Porto

A Festa Literária das Periferias fechou mais uma vez a vinda de nomes internacionais de peso para sua edição deste ano —que acontecerá de 19 a 30 de novembro no viaduto Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, lugar tradicionalmente ocupado pelo Baile Charme e outras intervenções populares.

O evento gratuito terá o camaronês Achille Mbembe, conhecido por criar o conceito de “necropolítica” e autor de livros como “Crítica da Razão Negra”, publicado por aqui pela independente N-1 Edições.

Também está no elenco deste ano o martinicano Patrick Chamoiseau, escritor que venceu o prêmio Goncourt pelo romance “Texaco” —que sai em fevereiro pela Pinard— e intelectual cuja obra vem sendo apresentada em um amplo leque pela editora 34. A casa já publicou “Contos dos Sábios Crioulos” e está prestes a lançar os volumes de ensaios “O Contador, o Balaio e a Noite” e “Os Irmãos Migrantes”.

Outra pesquisadora importante na Flup é a jurista americana Michelle Alexander, conhecida pelo livro “A Nova Segregação”, obra editada pela Boitempo que fez barulho ao aproximar o encarceramento em massa nos Estados Unidos aos mecanismos históricos da escravidão.

O evento vai trazer também o casal Dionne Brand e Christina Sharpe, cada uma delas responsável por literatura relevante sobre os efeitos do racismo transatlântico —as duas estiveram na Flip, em Paraty, há dois anos.

Brand lança em outubro seu primeiro livro na Companhia das Letras, “Salvamento – Leituras do Naufrágio”, após o impacto de “Um Mapa para a Porta de Não Retorno”, que a canadense publicou na independente A Bolha. Sharpe é autora de “No Vestígio”, publicado na Ubu, e “Notas Ordinárias”, da Fósforo.

Além disso, a festa literária das periferias já confirmou a presença do cineasta britânico Steve McQueen, vencedor do Oscar por “12 Anos de Escravidão”. A homenageada do ano será Conceição Evaristo, que participará de todos os 12 dias da programação.

PERSONA A Fósforo fechou contrato para publicar “Audition”, romance celebrado da americana Katie Kitamura, em 2026. Na obra, anunciada nesta semana como finalista do prêmio Booker, uma atriz sofre um choque quando um jovem a aborda com a notícia de que é seu filho —então, começa a confundir o que é real e o que é atuação em sua vida. O único outro romance de Kitamura no Brasil, o delicado “Uma Separação”, saiu pela Companhia das Letras.

TURISTA APRENDIZ A Cobogó publica em outubro uma contribuição relevante à crítica literária brasileira, com “O Losango Negro”, livro em que a pesquisadora Angela Teodoro Grillo analisa a influência da experiência negra na obra de Mário de Andrade. A partir de um conjunto de documentos do autor descoberto por ela no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Grillo propõe uma nova leitura sobre como a cultura e a identidade negra se manifestaram na produção do modernista.

SONHO DE UMA NOITE A montagem de “O Mercador de Veneza” que estreia temporada no Tucarena no próximo sábado, dia 4, vem acompanhada de um livro com a tradução inédita do texto de Shakespeare feita pelo crítico teatral Bruno Cavalcanti, pela editora Giostri. É a primeira versão em português da peça adaptada para a modernidade —se passa nos anos 1990, não na época do bardo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles