-4.1 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 16, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Jornalista é considerado culpado por conluio em Hong Kong – 15/12/2025 – Mundo

O magnata da mídia Jimmy Lai, 78, preso desde 2020 em Hong Kong, foi considerado culpado na manhã desta segunda-feira (14), no horário local, por acusações de violar a Lei de Segurança Nacional imposta por Pequim à cidade em 2020.

Lai será sentenciado com base nas acusações de sedição e conluio com forças estrangeiras, que prevê prisão perpétua como pena máxima. A próxima etapa do processo será a audiência de atenuação da pena, marcada para começar em 12 de janeiro. A condenação será proferida após essa fase.

O veredicto foi anunciado após um julgamento que durou 156 dias, gerou 855 páginas de decisões judiciais e passou a ser visto como um marco da aplicação da Lei de Segurança Nacional de Pequim sobre Hong Kong.

Uma das juízas do caso, Esther Toh, afirmou que Lai demonstrava “ódio e ressentimento” em relação à China e que seus depoimentos ao tribunal foram inconsistentes, contraditórios e não confiáveis.

Fundador e dono do jornal pró-democracia Apple Daily, que encerrou suas atividades em 2021 após uma ofensiva das autoridades, Lai é a figura mais proeminente julgada até agora sob a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong.

A sessão contou com a presença do réu, que vestia um casaco e um cardigã verde-claro e acenou para familiares ao entrar no tribunal. Sua esposa e um de seus filhos acompanharam a audiência.

Apoiadores do magnata, incluindo organizações de jornalistas e leitores do Apple Daily, permaneceram dentro e fora do tribunal durante o anúncio do veredicto. Alguns passaram a noite na fila em busca de uma das 507 autorizações para acompanhar a sessão no plenário.

Durante o período de detenção, Lai passou mais de 1.800 dias preso, grande parte deles em confinamento solitário, segundo sua defesa. Familiares e organizações de direitos humanos expressaram preocupação com sua saúde, afirmando que ele é diabético, hipertenso e sofre de problemas cardíacos, além de denunciar restrições no acesso a tratamento médico adequado.

À Folha em setembro, o regime chinês afirmou que Hong Kong oferece condições seguras, humanas e adequadas de detenção, além de diagnóstico e tratamento médico apropriados para Lai.

Com Reuters

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles