O prêmio internacional de fotografia científica Through Southern Lenses: Science in Focus está com inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2026.
A primeira edição oferece US$ 20 mil (cerca de R$ 106 mil) ao melhor ensaio e é voltada a fotógrafos individuais ou coletivos de países em desenvolvimento. A premiação é uma parceria da Fundação Conrado Wessel (FCW) com a Academia Mundial de Ciências (TWAS), ligada à Unesco, (agência das Organização Nações Unidas).
A primeira edição, “Geleiras e Desertos”, convida fotógrafos a registrar os impactos das mudanças climáticas —do derretimento das geleiras à expansão dos desertos— e a destacar a resiliência e a adaptação de ecossistemas e comunidades. O concurso selecionará um ensaio com dez imagens originais.
Em caso de autoria coletiva, o valor do prêmio será entregue a um representante indicado pelos participantes.
Trabalhos gerados ou manipulados usando ferramentas de inteligência artificial não serão aceitos.
Os vencedores serão divulgados em 9 de março de 2026. As candidaturas podem ser feitas por meio deste link.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?



