-13.4 C
Nova Iorque
sábado, janeiro 31, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

O que os críticos dizem do final de ‘Stranger Things’ – 28/11/2025 – Ilustrada

O primeiro volume da última temporada de “Stranger Things” foi lançado pela Netflix —e alguns críticos elogiaram o retorno da série de sucesso, enquanto outros afirmam que ela já passou do auge.

Os quatro primeiros episódios da quinta temporada (lançados como volume 1) são “altamente divertidos, com risco real e muita emoção”, disse Ed Potton, em uma avaliação de quatro estrelas para o jornal britânico The Times.

Jack Seale, do jornal britânico The Guardian, também deu quatro estrelas e afirmou que “esta luxuosa temporada final fará você se levantar da poltrona e gritar de alegria”.

Nem todos, porém, compartilharam desse entusiasmo. Kelly Lawler, do jornal americano USA Today, disse que a série “oscila entre emocionante e irritante”, enquanto Sophie Gilbert, da revista americana The Atlantic, descreveu a temporada como “em grande parte sem graça e sombria”.

‘Entretenimento de primeira para ver sem preocupação’

A Netflix apresentou uma breve instabilidade de streaming quando os quatro novos episódios foram lançados na quarta-feira, nos Estados Unidos e em outros países, como o Brasil. O serviço de streaming disse à revista americana Variety que o funcionamento foi restabelecido em cinco minutos.

Três novos episódios devem ser lançados no Natal, com o desfecho previsto para o Ano Novo.

Com a série se aproximando do clímax, o fim pode estar próximo também para os corajosos moradores de Hawkins, em Indiana, Estados Unidos, com a iminência do confronto entre os protagonistas adolescentes (agora adultos) e o vilão Vecna.

No Reino Unido, a fã da série Eve Edmunds, de 25 anos, acordou às 4h45 para assistir à nova temporada.

“Queria ter acordado mais cedo, mas dormi demais e perdi o primeiro despertador”, disse ela ao programa Newsbeat, da BBC Radio 1. “Não tirei os olhos da tela e estou muito feliz por ter tomado essa decisão.”

Ela descreveu os episódios como “incríveis”. “Valeu totalmente a espera. Prende sua atenção o tempo todo. Eles não economizaram, fizeram tudo com grande cuidado, e fiquei muito impressionada.”

Vicky Jessop, do jornal britânico The Standard, também ficou satisfeita. Ela escreveu: “É uma aventura típica dos anos 1980, do melhor jeito: crianças mais espertas que os adultos, muito humor e uma quantidade surpreendente de emoção. Devorei –quero mais.”

Leila Latif, da Empire, deu quatro estrelas e disse: “continua sendo uma série que sabe exatamente o que é, e que nos lembra que a juventude pode ser preciosa, mas que envelhecer ainda pode ser emocionante”.

Ela acrescentou: “Todos os elementos característicos estão presentes: humor sombrio, fantasia, a poesia do trauma e a resiliência conquistada com esforço. O mais tranquilizador é ver como a série rapidamente mostra que não perdeu o senso de diversão.”

‘Vale se entregar a ela uma última vez’

O quarto episódio, descrito como “bombástico”, mostra “Stranger Things” “no seu melhor”, segundo Laura Martin, da BBC Culture.

“É eletrizante; e se for um prenúncio de como os irmãos Duffer planejam encerrar a série… os espectadores terão um final de TV memorável.”

No jornal britânico Telegraph, Ed Power deu três estrelas e afirmou que “Stranger Things” “continua sendo um entretenimento de primeira para assistir sem preocupação”.

“Por enquanto, apesar de um começo um pouco lento, os sinais indicam que a série pode superar ‘Game of Thrones’ e entregar um desfecho à altura das expectativas do público”, escreveu.

O jornal The Guardian também fez ressalvas em sua crítica positiva.

“‘Stranger Things’ definitivamente precisa desligar o toca fitas, guardar os estilingues e admitir que já está velho demais para essas aventuras, mas vale se entregar a ela uma última vez”, disse Seale.

A quinta temporada de “Stranger Things” possui uma boa avaliação de 86% da crítica no Rotten Tomatoes —site americano que agrega críticas de filmes e séries— até o momento, embora alguns críticos não tenham se mostrado totalmente entusiasmados.

“O elenco continua crescendo, mas a série, não”, escreveu Sam Adams, do site de notícias americano Slate. “Não é só Hawkins que parece isolada do mundo. É ‘Stranger Things’ em si, agora selada em uma bolha hermética de personagens estagnados e uma trama confusa.”

‘Deixem que cresçam e sigam em frente’

Outros críticos também destacaram o envelhecimento dos personagens centrais.

Angie Han, da revista americana Hollywood Reporter, afirmou: “É hora de deixar que esses adolescentes façam o que os adolescentes devem fazer: crescer e seguir a vida”.

Alison Herman, da Variety, escreveu: “Ao não desenvolver seus personagens à medida que envelhecem, ‘Stranger Things’ se prende a um desenvolvimento interrompido. Quando se cresce sem se aprofundar, se acaba esticado demais.”

Ben Travers, do site IndieWire, especializado em notícias e críticas de cinema, TV e cultura pop, afirmou que a quinta temporada “deixa você querendo menos”.

Michael Walsh, do Nerdist, site e podcast sobre cultura nerd e entretenimento, concordou que menos poderia ter sido mais: “O início da quinta temporada de ‘Stranger Things’ é demais, demais. Embora quase nada desses longos quatro episódios seja totalmente ruim (com uma grande exceção), o excesso de trama, personagens e complicações impede que o primeiro volume seja excelente.”

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles