

A fibromialgia é uma doença misteriosa que causa dor por todo o corpo e profundamente nos tecidos, sem causa aparente. Grande parte da comunidade médica acredita que a doença seja psicossomática, e as pessoas basicamente pensam que estão sentindo dor. Mas uma pequena empresa biofarmacêutica, a Intidyn, ou Integrated Tissue Dynamics, descobriu o que acredita ser a causa raiz da doença.
Pesquisadores da empresa e do Albany Medical College descobriram que existe uma estrutura neurovascular única, ou fluxo sanguíneo para os nervos, na pele de pacientes do sexo feminino que relatam dor de fibromialgia. Os cientistas acreditam que essa pode ser a causa final da dor sentida pela doença.
“Em vez de estar no cérebro, a patologia consiste em fibras nervosas sensoriais excessivas ao redor de estruturas especializadas de vasos sanguíneos localizadas nas palmas das mãos”, disse o Dr. Frank L. Rice, presidente da Intidyn e pesquisador sênior do estudo, em um comunicado à imprensa.
A constrição dos vasos sanguíneos pode ser controlada pelos nervos da pele. Pacientes com fibromialgia apresentam um número anormalmente alto de terminações nervosas ao redor de uma ponte de vasos sanguíneos na pele.
“Esta descoberta fornece evidências concretas de uma patologia específica da fibromialgia que agora pode ser usada para diagnosticar a doença e como um novo ponto de partida para o desenvolvimento de terapias mais eficazes.”