2.7 C
Nova Iorque
sábado, dezembro 20, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Trump nomeia novo chefe militar para a América Latina – 20/12/2025 – Mundo

O presidente Donald Trump anunciou, na sexta-feira (19), a nomeação de um tenente-general dos Fuzileiros Navais para chefiar o Comando Sul, o braço militar dos Estados Unidos responsável pela América Central e do Sul, assim como por alguns territórios do Caribe.

O tenente-general Francis L. Donovan, atual vice-chefe do Comando de Operações Especiais dos EUA, foi escolhido para suceder o almirante Alvin Holsey, que deixou o cargo de forma antecipada em 12 de dezembro, citando aposentadoria.

A decisão ocorre em um momento de alta tensão com a Venezuela, onde Trump não descartou uma guerra ou bloqueio petrolífero contra o regime de Nicolás Maduro.

Se confirmada pelo Senado americano, a nomeação reforçará a presença dos EUA na região, especialmente em ações contra o narcotráfico. Donovan traz experiência em operações especiais, o que pode sinalizar uma abordagem mais agressiva.

Os EUA intensificaram ações no Caribe e Pacífico contra embarcações ligadas ao suposto “Cartel de los Soles”, um grupo de narcotraficantes que Washington acusa de ser liderado por altos oficiais venezuelanos, incluindo parentes de Maduro.

Bombardeios recentes já causaram mais de cem mortes, segundo levantamento da agência de notícias AFP com base em dados oficiais. A Venezuela denuncia os ataques como um complô para derrubar o regime e se apoderar de suas reservas de petróleo, as maiores do mundo.

Reportagens americanas apontam que Holsey, o comandante anterior, tinha reservas sobre essas operações navais. Essa saída ecoa demissões de outros altos oficiais desde o retorno de Trump à Casa Branca, sugerindo desalinhamentos internos.

Em uma entrevista à rede NBC na quinta-feira (18) e exibida na noite de sexta-feira, o presidente americano chegou a dizer que não descarta uma guerra contra a Venezuela, também ameaçada com um bloqueio petrolífero.

Na entrevista, Trump se recusou a dizer se deseja derrubar o ditador venezuelano, Nicolás Maduro. “Ele sabe exatamente o que eu quero”, afirmou. “Ele sabe melhor do que ninguém”, insistiu.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na terça-feira (23) para abordar a situação entre os dois países, depois que Washington anunciou o bloqueio de navios que transportam petróleo do e para o país sul-americano.

“Está claro que o atual status quo do regime venezuelano é intolerável para os EUA”, afirmou também na sexta-feira o secretário de Estado, Marco Rubio, que prometeu firmeza na aplicação do bloqueio no Caribe a navios petroleiros sancionados.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles