3.4 C
Nova Iorque
sábado, dezembro 13, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Roubo de joias do Museu do Louvre não exigiu planos mirabolantes – 13/12/2025 – Ricardo Araújo Pereira

No último dia 19 de outubro, às 9h30, três ou quatro ladrões vestindo coletes amarelos estacionaram um caminhão de mudanças junto ao museu do Louvre, subiram na plataforma elevatória até a varanda do primeiro andar, partiram o vidro da janela, dirigiram-se à galeria de Apolo, serraram algumas vitrines com uma esmeriladeira e roubaram joias no valor de € 90 milhões.

Depois, saíram por onde entraram e desapareceram em suas motos em direção à estrada. Note-se que não elaboraram um plano complicado, não requisitaram as plantas do museu para ver se era possível invadir o sistema de ventilação sem serem vistos, não se disfarçaram sequer com um bigode postiço.

Por quê? Porque eles tinham coletes amarelos. O colete amarelo confere a quem o usa um poder extraordinário. Pode entrar por uma janela do Louvre, que ninguém pondera chamar a polícia. Quem usa o colete amarelo adquire a aparência mista de trabalhador e agente da autoridade.

São dois estatutos que merecem a nossa reverência. O homem está trabalhando, sai da frente. Ele manda em qualquer coisa, sai da frente.

Ora, não foi isto que o cinema me ensinou. Eu estava há anos convencido de que não era possível assaltar um museu sem antes treinar durante semanas num armazém onde era fielmente reproduzido o interior do museu e o seu intrincado sistema de raios laser, do qual era preciso escapar com saltos que só estão ao alcance de atletas olímpicos.

Nos filmes em que se realiza um assalto destes, a equipe de ladrões inclui sempre um especialista em explosivos, um gênio da informática, um carteirista experimentado e um acrobata de nacionalidade chinesa.

Em todos esses filmes, o assalto requer um investimento que chega a corresponder a metade do valor do saque.

Os gatunos que assaltaram o Louvre compraram uma esmeriladeira e quatro coletes. Com R$ 250 apetrecharam-se para roubar € 90 milhões.

O assalto foi uma lição importante para os museus, mas sobretudo para Hollywood. Este tipo de filme deve passar a durar apenas cinco minutos. O orçamento não precisa exceder os R$ 250.

E o diretor deve se concentrar em filmar, não os imponentes cassinos de Las Vegas, nem a paisagem de Kuala Lumpur, mas o duro, prosaico e ainda assim admirável perfil de uma esmeriladeira.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles