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Teatro grátis em São Paulo: mostra reúne 21 espetáculos – 05/12/2025 – Teatro


São Paulo


São Paulo se transforma em um grande palco para a reflexão sobre identidade, história e afetos com a Mostra 2025 em Cena, realizada pela Prefeitura até dia 21 de dezembro. Com 21 espetáculos gratuitos, o evento ocupa os teatros Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker e Paulo Eiró, em quatro regiões da capital paulista.

As peças selecionadas para o evento oferecem um panorama da produção teatral que passou pelos palcos paulistanos em 2025 —foram escolhidas por uma curadoria que avaliou mais de 200 montagens estreadas na cidade ao longo do ano. Para garantir ingresso, a orientação é chegar com duas horas de antecedência.

Dentre os trabalhos apresentados cinco produções se destacam por abordarem temas como memória, afeto e território.


Elenco de ‘Adulto’, peça de Fran Ferraretto em cartaz no Sesc Ipiranga


Julieta Bacchin/Divulgação

Indicada ao Prêmio APCA 2024, “Adulto“, da dramaturga Fran Ferraretto com direção de Lavínia Pannunzio, mergulha nas complexidades dos relacionamentos na vida adulta. O espetáculo coloca dois casais de amigos diante de um segredo revelado, fazendo emergir conflitos há muito silenciados.

A peça desconstrói idealizações ao abordar, sem estereótipos, questões como traição, saúde mental, monogamia e machismo, propondo um olhar crítico sobre as estruturas do amor.

Tem sessões no Teatro Alfredo Mesquisa no sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 19h.




Elenco do espetáculo ‘Carta à Rainha Louca’, baseado em obra da escritora Maria Valéria Rezende


Daisy Serena/Divulgação

Baseado no romance de Maria Valéria Rezende, “Carta à Rainha Louca” é um musical dirigido por Patrícia Gifford, com direção musical de Fernanda Maia. A montagem forma um coro de vozes femininas e não binárias para narrar a história de Isabel das Santas Virgens, uma mulher que, no Brasil colônia, escreve à Rainha Maria I para denunciar as violências sofridas por mulheres.

O espetáculo resgata do esquecimento as lutas das “sobrantes” —mulheres pobres e sem destino na sociedade da época.

As apresentações acontecem no Teatro Paulo Eiró, com sessões às 21h nos dias 19 e 20, e às 19h no dia 21 de dezembro.

Em “Não Me Entrego, Não“, o gigante dos palcos e telas Othon Bastos celebra seus mais de 90 anos de vida e 70 de carreira. O monólogo tem direção e dramaturgia de Flávio Marinho e não se limita a uma retrospectiva cronológica.

Funciona como uma conversa íntima onde o ator revisita personagens icônicos, como o Corisco de “Deus e o Diabo na Terra do Sol“, e compartilha memórias pessoais e reflexões sobre o ofício da atuação. A peça é um testamento de resiliência e vitalidade, onde Othon reafirma sua paixão pela arte e sua recusa em estagnar, emocionando a plateia com a força de uma trajetória que se confunde com a própria história da cultura brasileira recente.

O ator se apresenta no Teatro Arthur Azevedo no sábado (6), às 21h, e no domingo (7), às 19h.


Duas mulheres estão sentadas em um ambiente externo. Uma delas está sentada no chão, com as pernas cruzadas e um sorriso no rosto, vestindo uma blusa clara e shorts. A outra mulher está em uma cadeira de praia, rindo e segurando uma caneca. Ambas parecem estar se divertindo em um dia ensolarado, com um fundo de árvores e um banco de madeira ao fundo. Há também copos de bebida ao lado delas.

Cena da montagem de ‘Um Clássico: Matou a Família e Foi ao Cinema’, do Grupo XIX de Teatro


Dany Fontana/Divulgação

Em “Um Clássico: Matou a Família e Foi ao Cinema”, o Grupo XIX de Teatro, sob a direção ousada de Luiz Fernando Marques (Lubi), subverte as fronteiras entre o palco e a tela para investigar as moralidades e violências da sociedade brasileira.

Inspirada nos filmes de Júlio Bressane e Djalma Limongi do final da década de 1960, a montagem não é uma simples adaptação, mas um jogo cênico ácido que mescla projeções cinematográficas com atuações ao vivo, criando um diálogo tenso entre o passado conservador e um presente ainda marcado por preconceitos.

Na Mostra 2025 Em Cena, as sessões da peça acontecem no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, sempre às 17h.


Uma artista de performance está em cena, com uma expressão facial expressiva e gestos dramáticos. Ela usa uma roupa azul e está em um palco iluminado com um fundo verde. O chão do palco é de cor roxa, e há uma figura enrolada em tecido ao fundo.

Cena do espetáculo infantil indígena “Pa’ra – Rio de Memórias”


Noelia Nájera/Divulgação

A programação infantil também ganha destaque na Mostra 2025 Em Cena. “Pa’ra – Rio de Memórias”, idealizado por Lenise Oliveira, é inspirado na cosmovisão do povo Sateré-Mawé.

O espetáculo acompanha a jornada de Dalú, uma menina indígena que, após migrar para São Paulo, reconecta-se com suas memórias ancestrais. A montagem, que evita clichês, celebra identidade, imaginação e o sentido de pertencimento através de elementos simbólicos. Também tem uma trilha sonora contemporânea.

A peça tem sessões no sábado (6) e no domingo (7), às 11h, no Teatro Cacilda Becker.

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A programação completa do evento está disponível nos canais da Prefeitura de São Paulo.

Veja onde acontece a Mostra 2025 Em Cena

Teatro Alfredo Mesquita – av. Santos Dumont, 1.770, Santana, região norte

Teatro Arthur Azevedo – av. Paes de Barros, 955, Mooca, região leste

Teatro Cacilda Becker r. Tito, 295, Lapa, região oeste

Teatro Paulo Eiró – av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, região sul

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