Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada para investigar a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol em São Paulo, a vereadora bolsonarista Zoe Martínez (PL) criticou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por ter recusado convites para falar ao colegiado.
A agência já recebeu dois convites para prestar informações técnicas e esclarecimentos sobre atribuições e procedimentos adotados em cada etapa da cadeia produtiva de bebidas alcoólicas até a fiscalização no comércio e consumo. O último convidava a Anvisa para participar da comissão nesta terça-feira (2). Ambos foram recusados.
Na primeira negativa, de 21 de novembro, a agência argumentou não haver correlação direta da Coordenação Regional de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados de São Paulo com as ações envolvendo intoxicação por metanol.
Também citou a limitada força de trabalho e a diminuição expressiva dos casos suspeitos de intoxicação por metanol nas últimas semanas, levando à reclassificação da intoxicação por metanol a evento de baixo risco para o Brasil. Além disso, encaminhou uma nota técnica sobre as atribuições relacionadas às competências na regulação e fiscalização de bebidas alcoólicas. Na segunda, a agência disse apenas que não poderia participar da reunião marcada para esta terça.
A Câmara Municipal de São Paulo não tem competência para convocar órgãos ou autoridades federais porque sua atuação de fiscalização se limita à administração municipal.
Zoe Martínez criticou a ausência da agência. “A Anvisa simplesmente fugiu da CPI do Metanol”, diz. “Uma agência que deveria defender a saúde pública se recusa a dar explicações num momento crítico. Isso é inaceitável”.
“O brasileiro está cansado de órgãos gigantes, caros e arrogantes que adoram mandar, mas desaparecem quando precisam prestar contas. E tudo isso acontece sob um governo que vive falando em ‘estado forte’, mas só é forte para proteger seus aliados e esconder incompetência”, complementou.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



