São Paulo
O Centro Histórico de São Paulo recebe circuito do Natal com cerca de 300 atividades. Promovida pela Prefeitura de São Paulo, a ação reúne mais de 50 pontos decorados, programação diária de apresentações culturais e projeções em prédios históricos.
O viaduto Santa Ifigênia com iluminação de Natal
–
Allison Sales/Folhapress
O largo São Bento concentra uma das principais ativações da iniciativa. O espaço abriga uma Vila de Natal com entrada marcada por neve artificial ao longo de todo o dia. A área oferece quatro cenários fotográficos, incluindo o de Papai Noel, presépio e uma árvore de 15 metros. O ponto alto é uma pista de patinação no gelo, que funciona das 14h às 23h, com acesso gratuito.
Pessoas a partir de seis anos —que calcem a partir de 32— podem patinar, com uso obrigatório de capacete, patins e equipamentos fornecidos no local. Cada sessão tem limite de oito participar e duração de 20 minutos. Menores de idade precisam estar acompanhados por responsáveis.
A Vila conta ainda com um globo de neve cenográfico, palco para apresentações musicais (todos os dias, às 12h30 e 18h) e uma área de alimentação, com venda de cachorros-quentes, bebidas e churros. As luzes permanecem acesas até as 2h. Já o viaduto Santa Ifigênia, um dos acessos ao largo, exibe 219 arcos iluminados ao longo de seus 225 metros.
Na praça da Sé, o espaço Brincar no Natal funciona das 11h às 20h. A área reúne brinquedos infláveis, cama elástica para crianças de até dez anos, Casa do Papai Noel e uma árvore iluminada. Também há um palco que recebe apresentações às 12h30 e às 18h.
À noite, projeções iluminam a fachada da Catedral das 19h às 22h. Para entrar no local, há uma triagem e não é permitido entrar com coolers e objetos cortantes. Também não se pode fazer piqueniques, mas há food trucks com opções de pastéis e cachorro-quente.
Outro ponto de decoração é o viaduto do Chá, que tem um túnel iluminado de 4 m de altura e 15 m de extensão, próximo ao edifício Matarazzo. A sede da prefeitura também apresenta árvore de 18 metros e show diário de luzes entre 19h e 23h.

O Edifício Martinelli foi iluminado para o Natal pela primeira vez em seus mais de cem anos de história
–
Allison Sales/Folhapress
O circuito do Natal Iluminado inclui ainda projeções no edifício Martinelli, no Pateo do Collegio e uma extensa decoração na avenida Paulista.
O edifício Martinelli, iluminado para o Natal pela primeira vez desde sua construção, foi decorado com 100 refletores, 1.000 unidades de estrobos, 300 metros de cascata e 250 metros de cortina de LED. Foram mobilizados 65 funcionários, que utilizaram 3 quilômetros de cabos de aço, além de equipamentos de segurança. A decoração segue até o dia 6 de janeiro.
Toda a programação no Natal e Réveillon está disponível no site.



