O senador Jorge Seif (PL-SC) criticou nesta quarta-feira (3) a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu trechos da Lei do Impeachment que tratam do afastamento de ministros da corte.
“Nenhum Poder está acima da Constituição”, afirma o senador bolsonarista. “Criar blindagens para ministros do STF é corroer a democracia por dentro e transformar garantias em privilégios de casta. Liminar flagrantemente inconstitucional em diversas de suas abordagens.”
Em sua decisão, Gilmar Mendes considerou incompatível com a Constituição um artigo que permite a qualquer cidadão apresentar denúncia para abertura de impeachment contra magistrados do Supremo. Ele argumenta que essa atribuição cabe apenas ao chefe da PGR (Procuradoria-Geral da República), atualmente a cargo de Paulo Gonet.
Em agosto, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) havia reunido 41 assinaturas, o que representa maioria dos senadores.
O andamento do processo, porém, depende de uma decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que é contra o processo de impeachment.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?



