“Acredito que muitos membros das ONGs alemãs e da delegação [alemã] sentiram uma vergonha alheia com a declaração de Friedrich Merz. Porque não é isso que estamos vivenciando aqui. Estamos sendo muito bem-recebidos em Belém. Estamos assistindo a uma COP superorganizada, que conseguiu criar uma atmosfera de unidade apesar desta difícil conjuntura geopolítica. O Sr. Friedrich Merz deve pedir desculpas ao povo de Belém”, diz Martin Kaiser, do Greenpeace Alemanha.
Essa manifestação ocorreu após a fala do chanceler federal alemão Merz, que foi muito mal recebida em Belém, na COP30. Ele sugeriu ter sido um alívio para a delegação alemã ter ido embora do Brasil. Onde eles, aliás, só passaram 20 horas.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?



