No X e no Instagram, brasileiros estão reagindo à fala do primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, em que usou seu retorno à Alemanha após a COP30, em Belém, para fazer comparações entre os países desfavoráveis ao Brasil.
Internautas com longa tradição em contendas, brasileiros partiram para o vampetaço, para o flood (excesso de postagens em um só espaço) e para a trollagem (zoeira). Nos perfis oficiais do premiê, em todas as últimas postagens, há centenas de respostas de brasileiros a seu comentário perjorativo em relação ao Brasil.
No Instagram, os posts fixados no perfil do premiê têm comentários como “o Brasil é maravilhoso, feio é a sua xenofobia”, “respeite a Amazônia e o Brasil, você depende de nós para respirar!”, “na próxima, nem se dê ao trabalho de vir”.
Além dos comentários, usuários também estão publicando gifs com a bandeira nacional tremulando, de celebrações da torcida da seleção brasileira durante partidas de futebol e do “canarinho pistola”, mascote brasileiro com cara de poucos amigos. Há também uma boa dose de textões em alemão dando bronca no ministro.
A humorista alemã Lea Maria, que mora no Brasil e produz conteúdo em português em suas redes, publicou na noite desta segunda (17) um vídeo em que classifica como “vergonha alheia” as declarações o premiê de seu país natal. O vídeo já ultrapassa 2,3 milhões de visualizações apenas no Instagram.
Em vídeo também publicado nas redes sociais, o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), classificou a fala do premiê como “arrogante e preconceituosa”.
Além dele, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), usou sua conta no X, antigo Twitter, para chamar Merz de “nazista” e “filhote de Hitler vagabundo”. A postagem fez com que o termo “nazista” ganhasses tração na rede de Elon Musk e chegasse a figurar entre as trends do dia. A publicação de Paes foi apagada. A Folha procurou a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas não teve retorno até a publicação deste texto.
Alguns internautas estão também fazendo comparações entre Belém e Berlim.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



