2.5 C
Nova Iorque
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

EUA: Professora colombiana é detida em creche; veja vídeo – 06/11/2025 – Mundo

Uma pré-escola bilíngue de imersão em espanhol, localizada em um bairro residencial em Chicago, nos Estados Unidos, foi alvo de uma operação do ICE, o serviço de imigração americano, na quarta-feira (5). Uma professora colombiana foi levada pelos agentes federais, provocando pânico entre pais, alunos e funcionários, segundo relatos feitos à agência Reuters.

Imagens obtidas pela emissora local WGN-TV mostram dois homens, um deles de balaclava, arrastando uma mulher para fora da entrada da creche Rayito de Sol, enquanto ela gritava. Os agentes usavam coletes com a palavra “polícia”, mas sem outros símbolos que identificassem a corporação.

A mulher foi identificada em um grupo de pais como Diana Santillana, professora da turma de bebês e natural de Medellín, na Colômbia. No vídeo, ela afirma aos agentes, em espanhol: “Tenho documentos”.

O deputado democrata Mike Quigley, de Illinois, afirmou a jornalistas que a docente foi detida diante das crianças sem mandado de prisão. Pais de alunos, que afirmaram ter sido informados pela direção de que todos os professores estavam legalmente autorizados a trabalhar, se reuniram no estacionamento logo após a operação.

“As crianças choravam, os pais choravam”, contou a advogada Tara Goodarzi, que deixava sua filha de 3 anos na creche quando três agentes entraram no prédio. “Essa é uma cena que não vamos esquecer.”

Laura Tober, mãe de uma aluna da turma de Santillana, descreveu a professora como “gentil e carinhosa”. “Na segunda-feira, minha filha deu os primeiros passos, e ela [professora] mal podia esperar para me contar”, disse.

A operação marca uma nova escalada na ofensiva contra imigrantes do governo Donald Trump em Chicago, iniciada em setembro. Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), mais de 3.000 pessoas já foram presas, incluindo cidadãos americanos e indivíduos sem antecedentes criminais.

Em nota publicada nas redes sociais, o DHS deu outra versão, afirmando que os agentes não estavam realizando uma operação dentro uma instituição infantil. Segundo a pasta, a mulher entrou no local após ter fugido de uma abordagem de trânsito.

Agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira têm circulado pela cidade e subúrbios fazendo prisões, abordando com frequência pessoas que caminham pelas calçadas, parando-as e fazendo interrogatórios.

Uma série de protestos contra essas operações se espalhou por Chicago, e agentes têm feito uso de bombas de fumaça, gás lacrimogêneo e de pimenta para dispersar moradores que se reúnem ou fazem vídeos em celulares, inclusive quando os agentes conduzem prisões em bairros densamente povoados.

Na semana passada, o ICE realizou uma ação semelhante em Evanston, subúrbio ao norte de Chicago e sede da Universidade Northwestern, que incluiu uma batida em uma casa de aposentados.

Em 31 de outubro, três cidadãos americanos que presenciaram a prisão violenta de uma mulher foram empurrados para dentro de um carro de agentes de imigração e levados por várias horas antes de serem liberados em um escritório do FBI, a polícia federal dos EUA, sem acusações.

O caso é citado em uma ação federal apresentada por jornalistas e manifestantes contra o uso excessivo de força por agentes de imigração.

Dois dias antes, o professor aposentado Don Rogan, 89, deixava o complexo para idosos Westminster Place, em Evanston, quando encontrou uma via bloqueada por um SUV. Homens armados e vestidos com roupas camufladas saíram do veículo. Um deles correu atrás de um jardineiro, que escapou escondendo-se entre os arbustos.

O episódio, disse Rogan, o fez lembrar da repressão do então prefeito Richard J. Daley contra manifestantes durante a Convenção Nacional Democrata de 1968. “Veio à mente aquela lembrança repentina: ‘Meu Deus, o que estamos fazendo? Isso não é o que deveria estar acontecendo’”, afirmou.

As táticas de agentes federais também geraram críticas em Los Angeles na última terça-feira (4).

Agentes da Patrulha de Fronteira detiveram um cidadão americano em um estacionamento da loja Home Depot, enquanto sua filha pequena permanecia no carro presa à cadeirinha. Vídeos feitos por pessoas que passavam mostram dois agentes mascarados, um deles com um fuzil, entrando no veículo e saindo com a criança, enquanto pessoas próximas gritavam para que a ação parassem.

Segundo o DHS, o homem havia saído do carro com um martelo e atirado pedras contra os agentes. Ele também teria uma arma roubada no veículo e um mandado de prisão ativo por dano à propriedade.

A Reuters não conseguiu confirmar as acusações de forma independente. A menina foi devolvida à mãe horas depois, segundo a Coalizão pelos Direitos Humanos dos Imigrantes.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles