-2.8 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 15, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Juninho Thybau interpreta clássicos de Candeia no Rio – 05/11/2025 – Música em Letras

O sambista Juninho Thybau fará uma apresentação nesta quinta-feira (6), às 19h30, no Teatro Rival Petrobras, no centro do Rio de Janeiro, realizando um tributo ao mestre Candeia (1935-1978).

O show “Juninho canta Candeia” leva ao palco interpretações de clássicos que compõem a obra do autor de “Preciso Me Encontrar”, cujos versos iniciam-se com “Deixe-me ir, preciso andar”, e teve sua versão mais conhecida registrada por outro mestre, Cartola (1908-1980).

Além da obra imortal de Candeia, Juninho Thybau também irá pinçar alguns sucessos da sua própria carreira, mostrando parte de sua trajetória e do samba em seu DNA.

Sabe-se que entre algumas importantes funções do DNA estão a codificação e armazenamento de informações genéticas determinantes das características de um organismo. Outra função, a que aborda a hereditariedade, certifica que o DNA é o responsável pela transmissão das características de pais para filhos, sendo elas replicadas e passadas para as próximas gerações.

No entanto, tratando-se do cantor, compositor, bamba do Irajá e partideiro nato carioca, Roberto José Fernandes Júnior, conhecido artisticamente com o nome de Juninho Thybau e que um dia antes do espetáculo completará 36 anos de vida, talvez outras funções tenham sido agregadas ao seu DNA, como a de levar adiante um gênero musical, como o samba, de maneira a não modificá-lo em sua essência.

Filho do compositor Beto Gago, neto do violonista Thybau e sobrinho de Zeca Pagodinho, Juninho Thybau cresceu em meio às rodas de samba do Rio. Entre elas, no célebre pagode da Tia Ciça, em Irajá, onde Juninho Thybau talvez tenha dado início a assimilar muito bem a informação contida em seu material genético.

No espetáculo do Rival haverá ainda a participação especial de outro arranjador, compositor, músico e cantor, com DNA também forte no quesito samba: o carioca e cavaquinista Mauro Diniz, filho de Monarco (1933-2021). Mauro Diniz nasceu no bairro de Oswaldo Cruz, um dos tradicionais redutos do samba carioca, onde passou a seguir os passos do pai e da mãe, Thereza, uma das pastoras da Velha Guarda da Portela, enveredando ainda criança pelo samba. Desde 2022 o músico ocupa a lacuna deixada pelo pai na Velha Guarda da Portela.

No repertório do show “Juninho canta Candeia” estão garantidos, além de “Preciso Me Encontrar”, outros clássicos como “Testamento de Partideiro”, “De Qualquer Maneira”, “Pintura sem Arte” e “Samba da Antiga”.

Este é um espetáculo no qual o “manual de instruções da vida” desses dois artistas parece ter sido escrito, revisado, publicado e transmitido com muita propriedade. Embora ser filho ou parente de artista não garanta nada, nesses dois casos a genética parece ter prevalecido.

Bom espetáculo!

Assista, a seguir, a Juninho Thybau interpretando, de Claudemir e dele, ”Se Tá Ruim Pra Pedir”.


SHOW ‘JUNINHO THYBAU CANTA CANDEIA’

ARTISTA Juninho Thybau, com participação especial de Mauro Diniz

QUANDO Quinta-feira (6), às 19h30

ONDE Teatro Rival Petrobras, r. Álvaro Alvim, 33, Cinelândia, Rio de Janeiro, tel. (21) 2240-9796

QUANTO Ingressos a partir de R$ 50 pelo link:


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles