2.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Veja repercussão da morte de Dick Cheney – 04/11/2025 – Mundo

O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush afirmou nesta terça-feria (4) que a morte do seu vice, Dick Cheney, representa uma “perda para a nação”. Conselheiro mais influente na Casa Branca e arquiteto da Guerra ao Terror, o político morreu nesta segunda-feira (3), aos 84 anos, por complicações de pneumonia e doenças cardíaca e vascular.

“A morte de Richard B. Cheney é uma perda para a nação e uma tristeza para seus amigos. Laura e eu lembraremos de Dick Cheney como o homem decente e honrado que ele foi”, afirma o comunicado de Bush. “A história o recordará como um dos mais notáveis servidores públicos de sua geração —um patriota que trouxe integridade, grande inteligência e seriedade de propósito a cada cargo que ocupou.”

O ex-presidente afirma que Cheney tinha as qualidades que um vice deve ter: “ampla experiência, julgamento maduro, caráter, lealdade”. “Continuo grato por ele ter estado ao meu lado durante os oito anos que se seguiram”, finaliza o comunicado.

Cheney foi arquiteto e executor das principais iniciativas do governo Bush: o uso do poder militar no exterior, a defesa de cortes de impostos e o fortalecimento dos poderes presidenciais.

Como o conselheiro mais confiável e influente do presidente, Cheney atuava livremente nas áreas de política externa e doméstica. Funcionava como uma espécie de “superministro” com um portfólio ilimitado, usando sua autoridade para defender a guerra, propor ou barrar legislações, recomendar candidatos à Suprema Corte, influenciar cortes de impostos, promover aliados e neutralizar adversários.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles