1.5 C
Nova Iorque
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Global Citizen: Gaby Amarantos e Janja abrem festival – 01/11/2025 – Ilustrada

Com muito tecnobrega e cultura da periferia de Belém, a cantora paraense Gaby Amarantos deu o pontapé inicial na turnê do seu quinto álbum, “Rock Doido”, neste sábado, durante o Global Citizen Festival: Amazônia, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, na capital do estado. É a primeira vez que o evento musical acontece na América Latina.

Apresentada pela atriz Regina Casé, que disse que a acompanha desde o início da carreira, no bairro do Jurunas, Gaby reuniu uma trupe de bailarinos, com figurinos coloridos e brilhosos, no melhor estilo das festas de aparelhagem de Belém, famosas pelos sistemas de som e iluminação potentes.

Saindo de trás da cabine do DJ, ela começou o show com “Essa Noite Eu Vou pro Rock”. A expressão rock doido, que nasceu nas periferias, se refere a festas muito animadas. Depois, ela seguiu com “Arrume-se Comigo”, desfilando com as dançarinas. Com a participação da também paraense Viviane Batidão, conhecida como a rainha do tecnobrega, Gaby disparou “Te Amo Fudido”, sobre um amor que não esqueceu.

Com coreografias que misturavam funk, brega e até dança árabe, a cantora seguiu desfilando as faixas do último trabalho: “Não Vou Chorar”, “Interlúdio Égua Mana”, “Viciada em Seduzir” e o hit “Foguinho”, uma versão em português de “Somebody that I Used to Know”, do australiano Gotye.

No final, enrolada na bandeira do Pará, Gaby disse em inglês: “Esta é a música brasileira feita no Pará”. E fechou o show com “Deixa”, que diz “quero mergulhar nesse rio-mar/ deixa correr/ pode me levar, deixa o sol brilhar/ deixa viver”. Foi ovacionada pelo público.

A primeira-dama Janja, que chegou nesta manhã a Belém com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso em prol da defesa do meio ambiente e declarou o seu amor por Belém e pela Amazônia.

“Em poucos dias, Belém será a capital do mundo [com a COP30]. Nada no planeta se compara à grandeza da Amazônia. Quando chegarem a Belém, os líderes mundiais vão conhecer a realidade da nossa Amazônia. Vão entender que a divisão entre humanidade e natureza não faz sentido. Mudar nossa relação com o planeta é uma tarefa urgente”, afirmou.

Ela também usou o futebol como metáfora: “O mundo ainda tem tempo para virar o jogo. Faremos o que estiver ao nosso alcance para avançar em compromissos que façam a diferença”.

A primeira-dama defendeu a igualdade de gênero para preservar o meio ambiente. “Sem mulher, não há floresta em pé.”

Ao lado das ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, que entraram no palco no meio do seu discurso, Janja disse que “salvar o planeta é uma tarefa de todas as gerações para todas as gerações”.

E finalizou: “Eu aprendi a amar Belém, a gastronomia paraense e a dizer ‘feliz Círio’. Hoje vou dizer ‘feliz COP’ para todos”.

Apresentado pelo ator Rodrigo Santoro, Chris Martin, vocalista do grupo britânico Coldplay, abriu sua apresentação no festival com um tímido “boa noite” em português. Então, ao violão, cantou “Paradise”, hit da banda de 2011, do quinto álbum, “Mylo Xyloto”. Depois, dedilhou os primeiros acordes de “Viva la Vida”, para logo interrompê-los e pedir palmas. O público atendeu e começou a entoar o “oh, oh, oh” da canção.

Perto do final da música, o cantor disse que “precisava de ajuda”. Foi a deixa para a entrada de Anitta, com vestido branco, para fazer o famoso coro da música, enquanto Chris Martin continuava cantando.

Anitta gritou “juntos pela Amazônia, vejo vocês já, já” e saiu do palco. Martin elogiou Belém e, antes de começar a cantar “Yellow”, disse que a música era sobre “um time de futebol brasileiro que veste essa cor”. De volta ao violão, foi a vez de “A Sky Full of Stars” (2014), que ele terminou no piano, com um sorrisão no rosto e seus famosos falsetes.

Antes dele, o cantor e compositor Gilberto Gil subiu ao palco por volta das 21h. Acompanhado de uma banda, ele abriu a apresentação com “Palco“, um dos seus inúmeros sucessos. Depois cantou “Tempo Rei“, que dá nome à sua última turnê, e “Toda Menina Baiana”. Finalizou a apresentação, em grande estilo, com “Andar com Fé”, acompanhado pelas palmas da plateia.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles