-4.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Centro supera ultradireita e vence eleição na Holanda – 29/10/2025 – Mundo

Dois anos após amargar um quinto lugar nas eleições gerais da Holanda, centristas se encaminham para vencer o pleito celebrado nesta quarta-feira (29), ficando à frente do partido de ultradireita que havia ganhado a votação de 2023, segundo pesquisas de boca de urna.

Os levantamentos projetam que o Democratas 66 (D66) deve conquistar 27 dos 150 assentos na Câmara Baixa do Parlamento, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil. O número é superior às 25 cadeiras projetadas para o ultradireitista Partido pela Liberdade (PVV).

O Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), de centro-direita, e a aliança entre o Partido do Trabalho (PvdA) e o Partido Verde (GL) teriam ficado em terceiro e quarto lugar, respectivamente, com 23 e 20 assentos. Em quinto, viria o Apelo Democrata-Cristão (CDA), com 19 cadeiras. Os 36 lugares restantes estariam divididos entre outras dez siglas.

Se as pesquisas, que têm uma margem de erro de até três assentos, cravaram o resultado, o enérgico líder Rob Jetten, 38, pode se tornar o mais jovem e primeiro abertamente gay premiê holandês. A projeção fez aplausos e gritos de “sim, nós podemos” eclodirem em uma celebração do D66 em um salão em Leiden, cidade entre Amsterdã e Haia.

“Milhões de holandeses viraram a página; deram adeus a uma política de negatividade”, afirmou Jetten aos apoiadores. O líder do PVV Geert Wilders, por sua vez, que ficou conhecido como o “Trump holandês”, disse em uma publicação nas redes sociais que esperava um resultado diferente. “Estamos mais determinados do que nunca”, afirmou.

A popularidade de Jetten aumentou com uma campanha focada em promessas de colocar fim à por ora breve era política dominada por Wilders —o que deve se concretizar.

O líder ultradireitista, conhecido por sua postura anti-islâmica, obteve uma vitória surpreendente nas eleições de 2023, quando seu partido entrou no governo pela primeira vez, mas facassou ao tentar formar um governo e abandonou sua própria coalizão em junho para desencadear a nova eleição depois que a aliança rejeitou seu plano de imigração de dez pontos.

Agora, partidos tradicionais da esquerda à direita descartaram participar de uma coalizão com o PVV.

Pelo menos quatro siglas serão necessárias para completar os 76 assentos que formariam uma coalizão governamental no Parlamento holandês. Um cenário possível é um pacto incluindo o D66, os democratas cristãos conservadores, o VVD e a coalizão entre os verdes e trabalhistas. No entanto, construir coalizões estáveis é difícil e espera-se que as negociações levem meses.

A eleição holandesa foi vista amplamente como um teste para verificar se a ultradireita pode expandir seu alcance ou se já atingiu seu pico em partes da Europa.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles