O Observatório da Branquitude lançou nesta quarta-feira (22) o Guia de Cobertura para Comunicadores: educação, antirracismo e COP, voltado a jornalistas, comunicadores populares, criadores de conteúdo e pesquisadores.
Thales Vieira, fundador e co-diretor do Observatório da Branquitude, afirma que o Guia foi pensado como um documento capaz de ajudar a deslocar a abordagem dominante na cobertura sobre o clima.
Segundo ele, a proposta é oferecer parâmetros para que jornalistas e comunicadores desenvolvam uma cobertura que considere e respeite saberes ancestrais, reconhecendo o conhecimento e as vivências das populações negra e indígena.
“Essas perspectivas ainda são muito pouco exploradas pela mídia em geral”, observa Vieira. Para ele, essa lacuna gera uma desconexão com essas realidades e faz com que se perca a oportunidade de, por meio de uma informação qualificada, estimular uma consciência ambiental e social mais ampla.
Além de verbetes e conceitos frequentes no debate socioambiental, o guia inclui dados, leis e referências bibliográficas essenciais para profissionais que pretendem aprofundar sua atuação em temas de educação e ambiente.
O guia também traz um panorama da COP30, a conferência sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém.
A publicação podem ser conferida gratuitamente neste link. Mais informações estão disponíveis no site da organização.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.