Presidente do nanico partido DC (Democracia Cristã), João Caldas enviou mensagem ao novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, parabenizando-o por sua eleição, no último domingo (19). Paz pertence a uma legenda de mesmo nome no país vizinho.
Segundo Caldas, o triunfo de Paz é “uma reafirmação dos ideais e princípios que unem todos os movimentos democrata-cristãos de nossa região”.
“Estamos convencidos de que o fortalecimento da irmandade democrata-cristã na América do Sul contribuirá decisivamente para uma integração continental mais humana, justa e solidária, inspirada nos valores cristãos e democráticos que compartilhamos”, diz a legenda brasileira.
A democracia cristã é uma linha ideológica que ganhou força na Europa no pós-Segunda Guerra, sob forte influência da Igreja Católica. É associada sobretudo à centro-direita, em oposição a legendas socialistas e comunistas.
No Brasil, surgiu em 1945 e abrigou expoentes como o ex-presidente Jânio Quadros e o ex-governador de São Paulo Franco Montoro.
Refundado após a ditadura, o partido não conseguiu alcançar expressão igual. Foi comandado por décadas por José Maria Eymael, que deixou sua presidência em julho deste ano.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?