O cinéfilo que perdeu algum filme concorrido durante a Mostra não precisa se preocupar. Alguns dos títulos mais aguardados já têm data de estreia no circuito e nos streamings
Antes mesmo do evento acabar, “Mr. Scorsese” estará disponível, assim como “Frankenstein” e “Mauricio de Sousa – O Filme”. A cinebiografia de Bruce Springsteen entra em cartaz no dia 30, último dia da Mostra.
Será preciso esperar mais alguns dias para ver “O Agente Secreto”, representante do Brasil no Oscar, e “Bugonia”, com Emma Stone, e ter paciência para conferir “Nouvelle Vague”, que entra em cartaz em dezembro.
Veja a lista de títulos que entrarão no circuito a seguir (cujas datas ainda podem sofrer alterações).
17 DE OUTUBRO
Mr. Scorsese
A série de cinco episódios, de Rebecca Miller, apresenta um retrato íntimo do diretor Martin Scorsese, explorando sua vida pessoal e sua carreira por meio de conversas com ele, familiares e parceiros, a exemplo de Robert De Niro, Leonardo DiCaprio e Steven Spielberg
23 DE OUTUBRO
Frankenstein
Com direção de Guillermo del Toro, a releitura do clássico romance de Mary Shelley conta a história de Victor, um cientista brilhante e egocêntrico que se debruça sob um experimento e dá vida a uma criatura monstruosa.
Mauricio de Sousa – O Filme
A cinebiografia, com direção de Rafael Salgado, conta a trajetória do criador da Turma da Mônica e é protagonizada pelo próprio filho do quadrinista. O público é convidado a conhecer mais sobre a infância, juventude e vida adulta de Maurício de Souza.
30 DE OUTUBRO
Springsteen: Salve-me do Desconhecido
A produção de Scott Cooper acompanha o jovem Bruce Springsteen na criação do álbum “Nebraska”, de 1982, em Nova Jersey. O disco marcou a vida do cantor e é considerado uma das obras mais importantes do artista. O filme é baseado no livro homônimo do músico e escritor americano Warren Zanes.
6 DE NOVEMBRO
O Agente Secreto
Em 1977, durante a ditadura, um professor de 40 anos especializado em tecnologia se muda de São Paulo para a capital pernambucana, Recife, com a intenção de fugir de um passado sombrio. No entanto, na nova cidade ele percebe que está sendo vigiado pelos próprios vizinhos. O longa de Kleber Mendonça Filho é representante do Brasil na corrida pelo Oscar.
13 DE NOVEMBRO
Eddington
Em maio de 2020, início da pandemia de Covid-19, o prefeito de Eddington, uma pequena cidade no Novo México, se desentende com o xerife. A briga coloca os vizinhos uns contra os outros e acaba com a tranquilidade da pacata cidade. A direção é de Ari Aster.
20 DE NOVEMBRO
Jay Kelly
O famoso ator Jay Kelly embarca em uma jornada de autodescoberta ao lado de seu empresário Ron. Juntos, eles questionam suas escolhas de vida, relações familiares e o impacto de seus trabalhos no mundo. O filme de Noah Baumbach encerra a Mostra.
Sorry, Baby
Agnes é uma jovem professora universitária lidando com um trauma do passado enquanto o mundo ao seu redor segue em frente. Sua amiga bem-sucedida, Lydie, está grávida enquanto Agnes se sente presa ao luto. Vencedor do prêmio de melhor roteiro do Festival de Sundance, o filme de Eva Victor também foi exibido na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes.
27 DE NOVEMBRO
Bugonia
No filme de Yorgos Lanthimos, uma dupla de jovens conspiracionistas resolve sequestrar uma poderosa empresária. Eles estão convencidos de que ela é uma alienígena que pretende destruir a Terra.
Cyclone
Uma jovem operária e dramaturga conquista uma bolsa concorrida para estudar teatro em Paris, mas descobre que o maior obstáculo para realizar seu sonho é ser mulher. Brasileira, a ficção é de Flávia Castro.
A Natureza das Coisas Invisíveis
Glória passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá, a criança conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. O longa de Rafaela Camelo foi exibido no Festival de Berlim.
Quase Deserto
Dois imigrantes latinos se veem envolvidos em um assassinato em uma Detroit pós-pandêmica e, sem querer, resgatam a única testemunha: uma mulher com uma síndrome rara com dificuldades de socialização e que enxerga coisas que ninguém vê. José Eduardo Belmonte assina a direção.
4 DE DEZEMBRO
“D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion”
O quarto longa derivado da série “D.P.A.”, com direção de Mauro Lima, acompanha Mel e Zeca em uma missão para encontrar o amigo Max, que desapareceu no reino mágico de Ondion, ameaçado por uma dupla de vilões.
11 DE DEZEMBRO
Nouvelle Vague
A trama de Richard Linklater pretende reconstruir a história da nouvelle vague, importante movimento do cinema francês, ao dar vida a grandes nomes da época como Jean-Paul Belmondo e François Truffaut. Para isso, o drama recria a efervescência de Paris em 1959 e reproduz os bastidores das filmagens de “Acossado”, cult do diretor Jean–Luc Godard.
Sexa
Com pavor de envelhecer, Bárbara, 60, conhece Davi, um viúvo 25 anos mais jovem. Mesmo assim, ela resolve confrontar seus medos e suas próprias crenças sobre a passagem do tempo para mulheres. É a estreia de Gloria Pires na direção.
18 DE DEZEMBRO
Enzo
O protagonista Enzo, de 16 anos, rompe com as expectativas de sua família rica ao escolher ser aprendiz de pedreiro. Na mansão da família, no sul da França, as tensões se intensificam com a pressão sobre o futuro do garoto. Já nos canteiros de obras, Vlad, um carismático colega ucraniano, transforma o mundo de Enzo e abre espaço para possibilidades até então inesperadas. Robin Campillo coescreveu o filme com Laurent Cantet.
2026
15 DE JANEIRO
Ato Noturno
Um ator ambicioso e um político em ascensão vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam da fama, o desejo de se colocarem em risco fica mais intenso. Filipe Matzembacher e Marcio Reolon assinam a direção.
O Beijo da Mulher Aranha
Durante a ditadura militar argentina, dois prisioneiros são forçados a dividir uma cela em Buenos Aires: Valentín, revolucionário marxista, e Molina, vitrinista gay que cumpre pena por sua sexualidade. A dupla sobrevive aos horrores do local criando um refúgio nos filmes. Bill Condon, diretor do longa, se baseia no livro homônimo de Manuel Puig e no musical de Terrence McNally.
O Diário de Pilar na Amazônia
Parte da Mostrinha, a trama de Eduardo Vaisman acompanha Pilar, jovem curiosa e exploradora, que viaja até a floresta amazônica com sua rede mágica. Lá, ela conhece Maiara, ribeirinha que teve sua comunidade destruída. Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e seus amigos tentam reencontrar a família de Maiara e impedir o desmatamento da floresta. A história é inspirada na série de livros “Diário de Pilar”, de Flávia Lins e Silva.
19 DE FEVEREIRO
A História do Som
Em 1917, Lionel, estudante de música, conhece David no Conservatório de Boston, nos Estados Unidos, unidos pela paixão pelo folk. Anos depois, uma carta de David os leva a uma viagem pelo interior do Maine em busca de canções do gênero —uma jornada marcada por amor e música que transformará para sempre a vida de Lionel. Oliver Hermanus dirige o longa.