15.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 16, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Vídeo: protesto contra governo do Peru mata um e fere 102 – 16/10/2025 – Mundo

Uma pessoa morreu e mais de cem ficaram feridas na noite desta quarta-feira (15) durante um grande protesto liderado por jovens em Lima contra o Congresso e o novo governo do Peru.

A multidão seguiu em direção à sede do Legislativo em uma manifestação contra a classe política e a onda de extorsões e assassinatos do crime organizado que abalam o país andino.

Segundo a Defensoria do Povo, 102 pessoas foram atendidas nos serviços de emergência, das quais 24 civis e 78 policiais.

A crise de segurança precipitou a destituição da presidente Dina Boluarte, ocorrida após votação no Congresso no último dia 10.

O político de direita José Jeri, 38, então presidente do Parlamento, assumiu o posto até julho de 2026, quando deverá entregar o poder ao vencedor das eleições gerais do próximo ano.

Jerí identificou a vítima na rede social X como Eduardo Ruiz Sanz, 32. Segundo ele, a “manifestação pacífica” sofreu infiltração de criminosos “para gerar caos”. “Todo o peso da lei contra eles”, escreveu Jeri.

A ONG Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos afirmou que a “vítima teria sido atingida por um tiro supostamente disparado por um policial à paisana”.

O protesto de quarta-feira havia sido convocado pelo coletivo autointitulado Geração Z, com jovens de 18 a 30 anos. Sindicatos de artistas e de trabalhadores dos transportes públicos aderiram.

Durante a noite, os manifestantes tentaram derrubar as barreiras de segurança que haviam sido instaladas nas imediações do Congresso. A polícia dispersou a multidão com gás lacrimogêneo e avançou com escudos e cassetetes contra um grupo que atirava pedras e lançava fogos de artifício.

Descontentamento geral

Jeri se tornou o sétimo presidente do Peru desde 2016, ao ser empossado menos de uma hora depois da remoção de Boluarte. Na ocasião, ele sinalizou que adotaria uma abordagem dura em relação à crescente insegurança, uma das principais críticas dirigidas contra a agora ex-presidente.

Ele discursou no Congresso usando a faixa da bandeira nacional. “O principal inimigo está lá fora nas ruas: gangues criminosas”, disse. “Devemos declarar guerra ao crime.”

As manifestações foram escalando nas últimas semanas em Lima, e a que ocorreu nesta quarta-feira foi a mais violenta registrada até o momento.

“Eu acho que há um descontentamento geral porque nada foi feito. Não há um plano de segurança do Estado”, declarou à AFP a trabalhadora autônoma Amanda Meza, 49 anos, durante o protesto.

A manifestação de quarta-feira também teve a participação de organizações feministas, que protestaram contra o novo presidente por uma denúncia de um suposto caso de agressão sexual em dezembro de 2024, quando Jeri era parlamentar.

A denúncia foi arquivada em agosto pela Procuradoria por falta de evidências, segundo o Ministério Público. As ativistas, no entanto, exibiram uma grande bandeira peruana com a frase “presidente do Peru José Jeri estuprador”.

O coletivo Geração Z lidera o movimento de protesto e exibe em suas passeatas a bandeira da série de mangá One Piece, o novo símbolo de protestos dos jovens ao redor do planeta.

O movimento ecoa os protestos da geração Z contra elites governantes que eclodiram no Nepal como uma revolta contra a proibição de redes sociais e acabaram por derrubar o governo em setembro. Poucas semanas depois, protestos dos jovens levaram à fuga do então presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, e a um golpe de Estado no país. O coronel Michael Randrianirina será empossado nesta sexta-feira (17), segundo comunicado divulgado pelo regime na televisão local.

Relembre os presidente do Peru desde 2016

  • Ollanta Humala (jul.11-jul.16)

Ultimo líder peruano a concluir o mandato

  • Pedro Pablo Kuczynski (jul.16-mar.18)

Eleito em 2016, renunciou antes de ser destituído por denúncias de corrupção

  • Martín Vizcarra (mar.18-nov.20)

Foi vice de PPK, destituído pelo Congresso por denúncias de corrupção

  • Manuel Arturo Merino (10.nov.20-15.nov.20)

Era presidente do Congresso, renunciou por falta de apoio

  • Francisco Sagasti (nov.20-jul.21)

Presidia o Congresso, assumiu para completar mandato

  • Pedro Castillo (jul.21-dez.22)

Eleito em 2021, foi destituído ao tentar um autogolpe

  • Dina Boluarte (dez.22-out.25)

Foi vice de Castillo, deposta pelo Congresso por ‘incapacidade moral’

  • José Jeri (desde 10.out)

Presidia o Congresso, deve completar mandato até as eleições de 2026

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles