Em documento programático a ser lançado na próxima quarta-feira (22), o MDB faz uma defesa da responsabilidade fiscal e de medidas para dar autonomia a pessoas que hoje dependem de programas de auxílio governamental.
O tema fiscal tem sido uma pedra no sapato do governo Lula, que é acusado de negligenciar o equilíbrio orçamentário e recorrer ao aumento de impostos em detrimento do corte de gastos.
“Políticas fiscais justas e eficientes são essenciais para manter o delicado equilíbrio entre os gastos públicos e a geração de receita”, diz o documento “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães, braço de estudos da legenda.
O texto deve servir de base para os candidatos do partido na eleição do ano que vem, buscando repetir a influência de “Uma Ponte para o Futuro”, de 2015, que acabou servindo de programa de governo para o presidente Michel Temer. A coordenação coube ao ex-ministro Aldo Rebelo, que promoveu 25 seminários em 22 estados nos últimos meses.
O MDB, de acordo com o documento, “entende a responsabilidade fiscal como instrumento de justiça intergeracional e estabilidade econômica”.
O texto defende ainda que a responsabilidade fiscal não deve perder de vista “a construção de alternativas reais de autonomia para aqueles que hoje dependem de programas de auxílio governamental”. “Reduzir desigualdades significa, ao mesmo tempo, proteger e emancipar”, prega.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.