O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu a pedido de liminar feito pelo Sleeping Giants e mandou que o X (antigo Twitter) mantenha registro dos endereços de IP utilizados por perfis que fazem denúncias falsas. Os IPs são uma espécie de identidade das máquinas.
Na ação, o Sleeping Giants, que se notabilizou por pedir a desmonetização de empresas acusadas de espalhar desinformação, afirma que perfis falsos que usam indevidamente nomes de jornalistas e entidades têm feito denúncias sem veracidade, sobretudo contra políticos de esquerda e veículos de comunicação.
A entidade defende que o X mantenha o registro destes perfis, inclusive para ações judiciais e pedidos de indenização. Uma das contas, diz o grupo, chegou a ser suspensa após mais de 1.500 mensagens de um deste perfil.
“A falha do X também pode ser analisada conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, devido ao acesso não autorizado, usando perfis e dados sem o consentimento dos usuários, assim como pelo Marco Civil da Internet, dada a omissão que permitiu a utilização indevida dos dados e contas”, diz Roberta Migueis, advogada que representa o Sleeping Giants Brasil na ação.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?