15.7 C
Nova Iorque
terça-feira, outubro 14, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Geração Z e TikTok impulsionam MPB dos anos 1960 – 14/10/2025 – #Hashtag

Um novo público tem sido atraído para a MPB: os jovens da geração Z (1995 – 2010). Segundo dados do Spotify, o consumo de música brasileira popular cresceu 47% entre 2022 e 2024. Somente a faixa etária de 18 a 24 anos, que representa um quarto de todo o consumo desse gênero na plataforma, foi responsável por 64% desse aumento.

Dos clássicos, os cantores mais ouvidos foram Chico Buarque e Tim Maia. “A MPB começa nos festivais de canção da década de 1960 e tem como horizonte a transformação social de um mundo melhor”, conta Daniela Vieira, pesquisadora em música popular na Unicamp.

Ela explica que, ao longo dos anos, o ritmo musical acumulou ouvintes de 50 anos de idade ou mais. Porém, há dois motivos para o aumento do interesse no público jovem.

O primeiro são as parcerias de compositores de diferentes gêneros. “Temos visto encontros de artistas contemporâneos da cena com cantores antigos da MPB, como o rapper Criolo gravando com Caetano Veloso e o rapper Djonga fazendo uma releitura [da canção] do Clube da Esquina, do Milton Nascimento“.

A outra razão se dá ao fato da facilidade em que a música passou a circular hoje em dia. “Antigamente era na rádio, hoje é no Spotify e nas redes sociais”, diz Daniela Vieira.

A MBP virou tendência

O uso recorrente de canções da MPB está em alta em trends, formatos de conteúdo em vídeo que misturam desde desafios a reflexões e são muito explorados pelos jovens, em especial no Instagram e no TikTok.

Um acesso rápido a essas plataformas e canções como ‘Construção’, de Chico Buarque, ou ‘O Descobridor dos Sete Mares’, de Tim Maia, irão aparecer na barra de rolagem do usuário.

Maria Eduarda Lima, 18, é um dos casos que teve o gosto musical influenciado pela rede social da ByteDance. “‘Apesar de você’, do Chico, foi uma das primeiras que escutei e me chamou atenção. Passei a ouvir mais músicas dele, como ‘João e Maria’, ‘Cálice’ e ‘A Banda’ “, conta.

Para Lucas Laender, especialista em mídias sociais da ESPM, esse comportamento dos jovens de resgatar clássicos da música popular está associado a uma questão de nostalgia: “Trazer canções de gerações passadas e viralizar nas redes faz parte da tendência deles”.

Ele explica também que o uso de canções em vídeos é uma forma de deixar o material mais rico e interessante: “É uma maneira de você estabelecer uma conversa no vídeo sem necessariamente precisar falar algo, porque a letra está falando por você”.

‘Cotidiano’, de Chico Buarque, explica bem isso. A composição fala sobre uma mulher que repete as mesmas ações todos os dias. Nas redes sociais, serviu de pano para a trend “Tenho medo de você enjoar de mim”. A brincadeira, aderida por diversos usuários, mostra jovens mulheres que seguem a mesma rotina diariamente e que, por este motivo, jamais enjoariam de suas ou seus parceiros.

Para além da nostalgia e das trends, Daniela Vieira reforça que o sucesso da MBP está ligado à sua contribuição histórica e cultural: “São canções que falam de aspectos significativos da história brasileira, como o golpe civil-militar, a redemocratização e a reforma agrária.”

A pesquisadora define a música popular brasileira como “um movimento importante para mobilizar o povo”, mas que não ficou no passado. Em setembro, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil se juntaram aos protestantes nas passeatas contra a PEC da Blindagem e as propostas de anistia aos condenados por trama golpista.

Como ouvinte de MPB desde criança por causa de sua mãe, Malu Vieira (20) destaca essa qualidade no Chico, seu cantor favorito. “Você tem o Chico cronista, mas também o romântico. Para mim, ele sempre esteve à frente do seu tempo. Quando o ouvi nas redes, fiquei muito feliz, mas também com ciúmes”, confessa.

Malu também apresenta artistas da nova geração da MPB para sua mãe Luciana (44), como as cantoras Marina Sena e Liniker, e a dupla Anavitória.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles