São Paulo
O Vale do Anhangabaú recebe a quinta edição do Festival Jardins Comestíveis até domingo (12), evento que transforma o espaço em um grande jardim urbano com obras, oficinas e atividades ligadas à sustentabilidade e à educação ambiental.
A programação propõe integrar natureza e cidade com experiências coletivas. Entre os destaques, está a instalação do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, referência em land art, que apresenta um mosaico formado por mais de 1.500 caixas de plantas comestíveis.
A intervenção homenageia espécies nativas como pau-brasil, ipê-amarelo, jatobá e embaúba, combinadas a vegetais cultiváveis como manjericão, couve, lavanda e alface. A proposta é incentivar o olhar sobre a regeneração urbana e a relação entre o ser humano e o ambiente natural.
Além da obra, o público poderá participar de uma programação que inclui oficinas de compostagem, agrofloresta e hortas caseiras —todas no sábado, às 9h, 11h e 14h30, respectivamente. Também acontecem cortejos musicais, intervenções artísticas e espetáculos teatrais e circenses.
Uma feira de produtos orgânicos e veganos funciona das 10h às 19h e no encerramento, haverá distribuição de 700 hortas em caixas para os participantes cadastrados no perfil oficial do projeto no Instagram.