José Luis Espert, o principal candidato a deputado nacional pela província de Buenos Aires, na Argentina, renunciou à candidatura neste domingo (5). Espert anunciou a decisão publicando uma carta em sua conta no X, na qual ele afirma que o presidente Javier Milei, que apoiava sua candidatura, aceitou a renúncia.
O grupo político de Milei vivia uma crise pré-eleitoral após a divulgação na noite de quinta-feira (2) de um extrato do Bank of America apontando que Espert, candidato do partido governista A Liberdade Avança, recebeu US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) de Fred Machado, um suspeito de envolvimento com narcotráfico. Machado é investigado nos Estados Unidos.
No dia anterior à divulgação, Espert se negou a dizer a jornalistas em um programa de TV se recebeu os dólares de Machado. Depois, teve de publicar um vídeo em suas redes sociais para explicar o documento bancário, divulgado primeiro pelo jornal La Nacion.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?