13.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, outubro 3, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

‘The Paper’ lembra ‘The Office’, mas não de um jeito bom – 02/10/2025 – Luciana Coelho

É fácil entender por que, 12 anos após encerrar “The Office”, Greg Daniels, seu criador, quis retornar ao universo do dia a dia do trabalho e seus contratempos. Mesmo sem novos episódios, Michael Scott (Steve Carell) e sua intrépida equipe de vendedores de papel da Dunder Mifflin continuam a cativar fãs, inclusive na geração que virou adulta na pandemia e mal conhece um escritório.

Se a série que começou em 2005 e terminou em 2013 continua a prover conforto e alívio cômico a quem a assiste, porém, é difícil apostar que “The Paper”, que acaba de estrear na HBO Max, terá o mesmo lugar na cultura pop.

Pesam contra o fato de a comparação entre personagens ser inglória para a estreante e as mudanças ocorridas na cultura de trabalho na última década e meia, a começar pelo fato de que reunir toda a equipe reunida num mesmo ambiente diariamente ser algo cada vez mais raro. Pode funcionar na chave da nostalgia, o que parece ser a aposta desta temporada inaugural —haverá outra.

Os roteiros e piadas continuam bem escritos, e a leve inverossimilhança dos personagens que parecem reunir todos os defeitos do mundo nunca foi problema para a produção original (aliás, original não, porque a própria “The Office” com Michael Scott como chefe é a versão americana da série britânica do mesmo nome, que trazia Ricky Gervais, o idealizador de tudo, como o excruciante gerente David Brent).

Mas ainda há algo desencaixado na nova produção, comparável àquela sensação de reencontrar um amigo de adolescência e constatar que as afinidades já não são tantas, ainda que haja afeto.

Como da primeira vez, a história é conduzida em formato de falso documentário, com a equipe que filmou o cotidiano da Dunder Mifflin em Scranton, Pensilvânia. E também novamente o centro do enredo é uma empresa cujo negócio mingua.

A novidade é o olhar mais romântico sobre o enredo. Ao mudar o cenário da venda de papel onde funcionários trabalhavam sem maior propósito para um jornal impresso editado por um idealista, Daniels e seu coautor, Michael Koman, injetaram ao roteiro a ambição de criar uma torcida pelo sucesso dos personagens.

Em “The Office”, o conforto vinha em sabermos que não éramos aquelas pessoas, uma espécie de “schadenfreude” (a alegria com a desgraça alheia). Em “The Paper”, o protagonista, Ned Sampson, está longe da mesquinharia de Scott, o que torna mais fácil empatizar com ele do que achar graça de seus tropeços.

O papel de Sampsom cabe ao ator irlandês Domhnall Gleeson (que, curiosamente, contracenou com Carrell na ótima “O Paciente”), que trouxe a personagem um quê pueril e um desconforto.

Depois de bater metas de vendas de papel higiênico e contar com um empurrãozinho nepotista, Sampson tem a chance de escolher qualquer função no grupo para o qual trabalha e elege o Toledo Truth Teller, jornal fictício da cidade em Ohio com um glorioso passado de furos e um presente um tanto desolador.

O novo editor quer restituir esse passado, mas conta apenas com uma repórter, Mare (a ótima Chelsea Frei, pronta para ser catapultada pela série) para tanto. É aí que ele tem a ideia converter outros funcionários do jornal —de vendas, comercial e financeiro— em repórteres, para desgosto da antiga editora-chefe, Esmeralda (a italiana Sabrina Impacciatore, em uma atuação decibéis demais acima da que a tornou famosa em “The White Lotus”).

Embora o cotidiano retratado na série esteja muito longe do de Redações da vida real, é bem-vindo o esforço para mostrar quantas etapas, dedicação e habilidades são necessárias para publicar uma reportagem decente. Algo sempre importante de lembrar em tempos em que tantos tentam demonizar a profissão.

Os dez episódios da primeira temporada de “The Paper” estão disponíveis na HBO Max, e a segunda já foi confirmada


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles