14.4 C
Nova Iorque
sexta-feira, outubro 3, 2025
No menu items!

Buy now

spot_img
No menu items!

Streaming: filmes de macacos para assistir em casa – 02/10/2025 – Ilustrada

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Morreu na última quarta-feira (1º) a primatologista Jane Goodall, aos 91 anos. A cientista britânica foi responsável por mudar a compreensão que temos sobre os macacos, a evolução, e nós mesmos, como mostrou o belo obituário escrito pelo meu colega Reinaldo José Lopes.

Goodall também penetrou na consciência coletiva por meio da cultura pop, tendo sido inspiração para uma boneca Barbie e até para a autora Margaret Atwood.

Em homenagem à cientista, selecionei filmes com macacos, símios e primatas em geral para ver no streaming. Infelizmente, “O Hóspede Quer Bananas” (1996) não está disponível.

Jane: a Mãe dos Chimpanzés (2017)

Jane. Disney+, 90 min.

Começo a lista com o documentário sobre Jane Goodall, assim posso também alertar que não é recomendado acreditar na “ciência” de nenhum dos filmes abaixo!

O documentário, dirigido por Brett Morgen (também diretor de “Moonage Daydream”, sobre David Bowie), conta a trajetória da cientista, sua aproximação dos chimpanzés do parque de Gombe, na Tanzânia, e suas viagens pela Europa, nas quais apresentou os resultados de seus estudos. Muitas das imagens utilizadas foram gravadas por Hugo van Lawick, documentarista holandês que seria o primeiro marido de Goodall.

King Kong (1933)

Disponível para aluguel (Amazon, iTunes), 100 min.

Vamos aqui com a versão original da história do gorilão, mas você pode se aventurar também com as refilmagens de 1976 (Oldflix) e 2005 (Netflix, Prime Video).

Filmado usando técnicas inovadoras como retroprojeção e stop-motion, o longa de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack conta a história do cineasta Carl Denham (Robert Armstrong), que viaja à ilha da Caveira atrás de uma criatura mítica. Ao chegar ao local, descobre uma civilização que oferece mulheres como sacrifício a um gorila gigante chamado Kong. Azar da estrela do filme, Ann Darrow (Fay Wray), que logo chama a atenção do bichão.

Poderoso Joe (1998)

Mighty Joe Young. Disney+, 114 min.

Refilmagem de outro filme da dupla Cooper e Schoedsack, de 1949. Neste, Charlize Theron interpreta Jill Young, uma jovem que cresceu em uma reserva natural em Ruanda ao lado de Joe, um filhote de gorila, após ambos terem as mães assassinadas por Strasser (Rade Šerbedžija), um caçador. Doze anos depois, um conservacionista americano, Gregg O’Hara (Bill Paxton), convence Jill a levar Joe para um centro de vida selvagem nos Estados Unidos, bem quando Strasser ressurge.

O Planeta dos Macacos (1968)

Planet of the Apes. Disney+, 112 min.

Outro filme de primatas com muitas versões e sequências. Esta, de 1968, é a primeira adaptação do livro de Pierre Boulle, de 1963. Os astronautas Taylor (Charlton Heston), Landon (Robert Gunner) e Dodge (Jeff Burton) acordam da hibernação quando sua nave se choca contra um planeta misterioso, no ano terrestre 3978, 2.006 anos após sua partida, em 1972. Os três logo descobrem que o local é dominado por uma avançada civilização de primatas, que os veem como animais irracionais. Tem uma das mais icônicas cenas finais do cinema.

O Inventor da Mocidade (1952)

Monkey Business. Looke e NetMovies, 97 min.

O químico Barnaby Fulton (Cary Grant) está em busca do elixir da juventude, mas quem descobre a fórmula é um dos chimpanzés de seu laboratório, Esther, que mistura o produto no galão de água do escritório. Enquanto Barnaby passa a agir como um adolescente, passeando o dia todo com a secretária do chefe, Lois (Marilyn Monroe), sua esposa, Edwina (Ginger Rogers), telefona para um ex-namorado. Aos poucos, todos ao redor dos Fultons vão regredindo a comportamentos da juventude, nesta comédia maluca de Howard Hawks.

O Macaco (2025)

The Monkey. Prime Video, 98 min.

Adaptação de um conto de Stephen King de mesmo nome, o filme de Osgood Perkins acompanha dois irmãos gêmeos, interpretados por Theo James (“The White Lotus”), que são perseguidos por um macaco de brinquedo. Sempre que alguém dá corda no boneco, mortes horríveis acontecem ao seu redor.

Better Man – A História de Robbie Williams (2024)

Better Man. Prime Video, 135 min.

A história da ascensão meteórica e das muitas crises de Robbie Williams, cantor inglês que foi um dos membros da boyband Take That, nos anos 1990, e que teve grande sucesso também como artista solo, interpretado pelo próprio Williams, mas apresentado como um chimpanzé de computação gráfica.

O que está chegando

As novidades nas principais plataformas de streaming

Dark Winds (2022- )

Netflix, duas temporadas, 12 episódios.

Thriller noir ambientado em uma reserva indígena no sudoeste dos Estados Unidos, estrelado por Zahn McClarnon, o Big de “Reservation Dogs” (Disney+), como o tenente Leapfrog, que investiga um homicídio ao lado de seu parceiro Jim Chee (Kiowa Gordon). Entre os produtores da série —que já tem uma terceira temporada nos EUA— estava Robert Redford.

We’re All Going To The World’s Fair (2021)

Mubi, 86 min.

Longa de estreia de Jane Schoenbrun, que também dirigiu “Eu Vi O Brilho da TV” (HBO Max). A adolescente Casey (Anna Cobb) decide aceitar um desafio da internet chamado “World’s Fair Challenge” e documentar em redes sociais as transformações pelas quais passa.

Vermelho Sangue

Globoplay, dez episódios. Os seis primeiros já estão no ar, e os quatro últimos chegam no dia 9.

No cerrado mineiro, duas jovens se encontram. Luna (Leticia Vieira) sofre por se transformar em uma loba-guará às luas cheias, enquanto Flora (Alanis Guillen) não quer nada mais do que ser extraordinária como a nova amiga.

O Morro dos Ventos Uivantes (1939)

Wuthering Heights. Belas Artes à La Carte, 104 min.

Adaptação do livro de Emily Brontë dirigida por William Wyler e estrelada por Merle Oberon, Laurence Olivier e David Niven. Indicado a oito Oscars, venceu o de direção de fotografia em preto e branco. Lição de casa para quem está esperando a nova adaptação de Emerald Fennell, com Jacob Elordi e Margot Robbie.

O Ônibus Perdido

The Lost Bus. Estreia nesta sexta (3) na AppleTV+, 129 min.

Aposta da Apple para a atual temporada do Oscar, com direção de Paul Greengrass (“A Supremacia Bourne”) e produção de Jamie Lee Curtis. Conta a história real de um motorista de ônibus escolar, interpretado por Matthew McConaughey (“Interestelar”), que transporta uma turma inteira de crianças e sua professora, papel de America Ferrera (“Barbie”), durante o incêndio Campfire, que atingiu a Califórnia em 2018 e deixou 85 mortos.

Hollywood 90028 (1973)

Chega à Mubi nesta sexta (3), 87 min.

Obra perdida da diretora Christina Hornisher, é descrito como o encontro entre o cinema de arte e o “grindhouse”, ação e horror de baixo orçamento. Um cinegrafista que aspira trabalhar em filmes sérios em Hollywood só encontra emprego filmando pornôs. Quando sua frustração chega ao limite, ele se torna violento.

Terra Tranquila (1985)

The Quiet Earth. Chega à Filmicca nesta sexta (3), 91 min.

Um cientista acorda um belo dia e descobre estar sozinho no mundo —um de seus experimentos pode ter acabado com a humanidade.

Veja antes que seja tarde

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

A Sete Palmos (2001-05)

Six Feet Under. Disponível na Netflix até 31.out, cinco temporadas, 63 episódios.

Criada por Allan Ball e estrelada por Peter Krause, Michael C. Hall e Frances Conroy, a série acompanha os Fishers, uma família dona de uma funerária em Los Angeles, que precisa lidar com a morte do patricarca, Nathaniel (Richard Jenkins). Ganhadora de nove Emmys.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles